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Seguro Allianz e cobertura ao coronavírus e viagens: perguntas e respostas

Leonardo Cassol
18/02/2021 às 10:12

Seguro Allianz e cobertura ao coronavírus e viagens: perguntas e respostas

Os produtos de seguro viagem geralmente não oferecem coberturas para eventos decorrentes de epidemias ou pandemias (risco excluído nas condições gerais). O seguro viagem Allianz Travel não era diferente. No entanto, a empresa fez uma atualização em seu produto válida para novas apólices contratadas a partir de 16/10/2020, trazendo como principal alteração a cobertura para o atendimento médico e hospitalar caso você detecte estar com Covid-19 durante sua viagem.

Confira algumas dúvidas frequentes sobre a cobertura do seguro em tempos de pandemia:

Perguntas e respostas

A Allianz disponibilizou respostas para as principais dúvidas que seus clientes apresentaram nas últimas semanas sobre o seguro viagem. Confira:

1. Não posso mais viajar porque fui diagnosticado como positivo no teste de Covid-19. Posso cancelar minha viagem e receber reembolso das despesas?

Sim, desde que esteja internado devido ao Covid-19 na data do embarque (ou em razão de qualquer outra doença). O fato de estar com o Covid-19 em sua residência, não é um evento coberto pelo seguro viagem. Caso tenha contratado a cobertura adicional de Cancelamento por Diversas Causas, e esteja em isolamento ou em quarentena, declarados por relatório médico, você também poderá solicitar a cobertura de cancelamento de viagem e o reembolso das despesas específicas, conforme capital segurado do plano contratado e demais regras.

2. Um membro da minha família teve resultado positivo para Covid-19. Posso cancelar minha viagem e receber reembolso?

Sim, desde que o membro de sua família sejam seus pais, filhos, irmãos e/ou cônjuge, e desde que estejam internados devido ao Covid-19 na data do embarque (ou em razão de qualquer outra doença), conforme capital segurado contratado e demais regras. O fato do membro de sua família estar com o Covid-19 na residência dele, não é um evento coberto pelo seguro viagem.

3. No contexto de uma situação de pandemia, não quero mais viajar/continuar a viagem pois tenho medo do Covid-19. Posso cancelar/interromper minha viagem e receber reembolso?

Não. As coberturas de cancelamento e interrupção de viagem são limitadas às ocorrências (eventos) previstas nas tabelas das cláusulas de cancelamento e interrupção de viagem previstas nas condições gerais.

4. No contexto de uma situação de pandemia, o país para onde eu iria fechou as fronteiras. Posso cancelar minha viagem e receber reembolso?

Não. O fechamento de fronteiras não é um evento coberto de acordo com as condições gerais do seguro viagem contratado.

5. Minha viagem foi cancelada pela agência de turismo, operadora ou companhia de transporte, o que devo fazer para alterar, adiar ou cancelar a minha apólice de Seguro Viagem?

Você pode efetuar o cancelamento de sua apólice diretamente no site, através do link Cancelamento de Apólice, assim como também poderá solicitar o cancelamento, adiamento ou alteração ao nosso SAC 24h nos telefones 0800 770 8020 e (11) 4331-5445 – Opção 4. O cancelamento será integral em até 7 dias corridos após a compra, ou com o desconto do valor do IOF após esse período. Caso a solicitação de cancelamento ocorra após início da vigência e sem o acionamento de nenhuma cobertura haverá o desconto proporcional aos dias utilizados. Se houver a utilização de qualquer cobertura do Seguro haverá o desconto do prêmio da cobertura utilizada, conforme descrito na apólice, no valor total do prêmio pago.

6. Fui colocado em quarentena ou em isolamento antes da minha viagem por suspeita de Covid-19. Posso cancelar minha viagem e receber reembolso?

Não. A suspeita ou confirmação de estar com Covid-19 não são eventos cobertos pela cobertura de cancelamento de viagem, ainda que declarada por um médico, sendo necessário que haja internação decorrente da doença na data de embarque para acionamento da cobertura de cancelamento de viagem. Caso tenha feito a contratação da cobertura adicional de Cancelamento por Diversas Causas, a quarentena ou o isolamento, devidamente comprovados pelo relatório de um médico, será um evento coberto e, por isso, você poderá fazer a abertura do sinistro e solicitar o reembolso das despesas específicas conforme cláusula das Condições Gerais do Plano.

7. Meu companheiro de viagem ou um membro da minha família (pais, filhos ou irmãos) foi colocado em quarentena ou em isolamento antes de nossa viagem por suspeita de Covid-19. Posso cancelar minha viagem e receber reembolso?

Não. A suspeita e confirmação de estar com Covid-19 não são eventos cobertos pela cobertura de cancelamento de viagem, ainda que declarada por um médico, sendo necessário que haja internação decorrente doença na data de embarque para acionamento da cobertura de cancelamento de viagem.

Caso tenha feito a contratação da cobertura adicional de Cancelamento por Diversas Causas, a quarentena ou o isolamento, devidamente comprovados pelo relatório de um médico, será um evento coberto e, por isso, você poderá fazer a abertura do sinistro e solicitar o reembolso das despesas específicas conforme cláusula das Condições Gerais do Plano.

8. Descobri que estou com Covid-19 durante minha viagem e preciso fazer uma consulta médica no local. Minha apólice prevê o pagamento de despesas médicas no estrangeiro?

Sim, os custos com despesas médicas e hospitalares são cobertos, respeitando o capital segurado do plano contratado previstas nas Condições Gerais do seguro viagem. A consulta médica poderá ser realizada em estabelecimento credenciado da Allianz Travel (sem custeio pelo segurado até o limite do capital segurado da cobertura) ou no estabelecimento escolhido a critério do segurado (via reembolso).

9. Não consegui pegar o voo de volta por causa da minha hospitalização no local devido estar com Covid-19. Minha apólice prevê o pagamento dos meus custos com aquisição de um novo bilhete de volta?

Sim, desde que haja a comprovação da internação devido ao Covid-19 (ou em razão de qualquer outra doença) que impossibilitou o meu embarque na data da passagem de retorno ao local de origem da viagem, conforme o capital segurado do plano contratado e de acordo com as regras previstas nas condições gerais.

10. Fui colocado em quarentena ao chegar ao meu destino porque o país impõe isso a todos que entram em seu território. Posso cancelar minha viagem ou ser reembolsado por serviços reservados/passeios não utilizados?

Não, este não é um evento coberto pelo seguro viagem Allianz Travel que você contratou.

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