Notre-Dame de Paris será restaurada exatamente como era antes do incêndio
Notre-Dame de Paris será restaurada exatamente como era antes do incêndio
A Catedral de Notre-Dame de Paris será reconstruída exatamente como era antes do incêndio que destruiu parte de sua estrutura no ano passado. A nova versão do marco francês não terá uma torre ultramoderna, muito menos um jardim ou piscina instalados na cobertura da propriedade, como sugeriam alguns projetos que chamaram a atenção nos últimos meses. A meta é que a Catedral seja reaberta em 2024, quando Paris vai sediar as Olimpíadas.
“O presidente Emmanuel Macron se convenceu da necessidade de restaurar a Notre-Dame de Paris da maneira mais consistente possível para seu último estado completo, coerente e conhecido”, afirmou o governo francês. Além disso, o comunicado acrescenta que a autoridade “confiou na experiência” da Comissão de Patrimônio Nacional e Arquitetura para tomar as decisões corretas de restauração da catedral mundialmente famosa, que já havia sido reformada no século XIX.
No ano passado, o governo chegou a anunciar um concurso internacional de design para analisar ideias para a reestruturação da catedral. Contudo, o presidente acabou apoiando figuras francesas importantes que pediam uma restauração idêntica, incluindo Philippe Villeneuve, o principal arquiteto de monumentos históricos do país, a Ministra da Cultura Roselyne Bachelot, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, além do Senado francês.
A catedral francesa de 850 anos recebia 13 milhões de visitantes por ano, mas teve sua reconstrução interrompida pela pandemia da Covid-19.