Dezenas de países suspendem temporariamente voos do Reino Unido
Dezenas de países suspendem temporariamente voos do Reino Unido
Vários países pelo mundo anunciaram medidas restritivas em relação ao transporte aéreo envolvendo o Reino Unido. Centenas de voos foram cancelados e muitos passageiros foram proibidos de viajar nesta segunda-feira. As medidas foram tomadas devido a uma nova variante do coronavírus identificada no País.
No último sábado, o governo britânico anunciou a descoberta de uma nova cepa do coronavírus Sars-Cov-2 que está em circulação em seu território. Ela seria até 70% mais transmissível que a original. Apesar do contágio mais elevado, não há evidências de que a variante provoque casos mais graves ou com maior índice de mortes.
Na Europa, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Áustria, Irlanda, Itália, Bulgária, Suécia, Romênia, Lituânia, Letônia, Estônia, Noruega, Rússia e República Checa interromperam a conexão a aérea com o Reino Unido. Em muitos destes países, os últimos voos para Londres partiram na noite de domingo. Em Portugal, o governo está permitindo somente a entrada de portugueses ou residentes com exame negativo de Covid-19. Entretanto, os líderes da União Europeia estão reunidos, nesta segunda-feira, para adotar uma resposta única do Bloco.
Pelo mundo a cada instante surgem novas restrições contra o Reino Unido. Na América do Sul, Argentina, Colômbia, Chile e Peru proibiram as conexões aéreas. Israel, Canadá, Hong Kong, Austrália, Índia, El Salvador, Irã, Arábia Saudita, Kuwait e Omã também adotaram as mesmas medidas. Em muitos lugares a restrição vale pelas próximas 48 horas, mas podem ser estendidas.
Apesar das medidas restritivas, a nova variante do coronavírus já foi detectada em outros países, como Austrália, Itália, Dinamarca e Holanda.
Segundo a OMS, as mutações no vírus são comuns. “Essa variação já está sendo monitorada. Pesquisadores já estão fazendo o sequenciamento genético e não há nenhuma evidência de que esta variante se comporte diferente”, disse Maria van Kerkhove, líder técnica da OMS.
O Brasil ainda não anunciou nenhuma medida. O país conta com voos do Rio de Janeiro e de São Paulo para Londres, com a Latam e British Airways.