Comprar no exterior com cartão de crédito está mais barato a partir de hoje
Comprar no exterior com cartão de crédito está mais barato a partir de hoje
Boa notícia para quem precisa utilizar o cartão de crédito durante uma viagem internacional! O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre essas transações foi reduzido de 5,38% para 4,38%.
A medida, que contempla também a transferência de valores para o exterior e saques internacionais, faz parte da estratégia brasileira para entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que exige de seus membros a extinção do imposto sobre operações cambiais.
O objetivo do governo brasileiro é realizar cortes anuais de 1% no IOF até 2027, quando a alíquota será de 1,38%, e zerar o imposto a partir do dia 2 de janeiro de 2028.
Mas, apesar da tarifa reduzida – agora em 4,38% – será que vale mesmo a pena utilizar o cartão de crédito para pagar as despesas de sua viagem ao exterior?
Bem, apesar de a redução do IOF ser uma boa notícia para quem precisa usar o cartão de crédito em outro país, existem maneiras mais econômicas de pagar por suas compras, como utilizar contas internacionais.
Entre as muitas vantagens das contas internacionais, a economia é, sem dúvidas, a principal delas. Se considerarmos, por exemplo, a nova taxa de 4,38% do IOF em compras com o cartão, o percentual é bem superior ao IOF pago em contas como Nomad e Wise, que é de apenas 1,1%.
Além disso, boa parte dos cartões de crédito emitidos no Brasil cobram também um spread (ágio) de até 7% sobre o valor gasto em compras no exterior. No caso das contas internacionais, essa taxa é consideravelmente menor, podendo chegar a 1% na Nomad, por exemplo, a depender do status do cliente no programa de fidelidade da empresa.
Talvez alguém questione se o acúmulo de pontos no cartão de crédito não pode compensar a diferença nos encargos. É claro que você pode – e deve – colocar todas as contas no papel, mas é pouco provável que o pagamento com o seu cartão que acumula pontos seja mais vantajoso. Tenha em mente que muitos cartões sequer pontuam em compras internacionais, enquanto outros têm a pontuação reduzida nesse tipo de transação.
Portanto, se já tiver comprado a sua passagem aérea para alguma viagem internacional, mas estiver contando com o cartão de crédito na hora das compras, é bom repensar a estratégia se quiser economizar. 😬
Conta aí, o que você utilizou na sua última viagem ao exterior? Conta internacional ou cartão de crédito?