logo Melhores Destinos

O que fazer de graça em Punta del Este: 7 dicas para economizar no destino uruguaio

Jéssica Weber
29/06/2023 às 5:00

O que fazer de graça em Punta del Este: 7 dicas para economizar no destino uruguaio

Com seus hotéis luxuosos, cassinos e festas badaladas, não é à toa que Punta del Este tem fama de cara. Mas como boa brasileira pão dura, assim que eu pus meu pé no principal destino de praia uruguaio, fui atrás dos passeios gratuitos, aqueles lugares bacanas que não cobram entrada e, muitas vezes, são tão legais quanto os que te custam um rim.

Vem ver o que encontrei de mais legal para fazer em Punta sem gastar um pesito sequer:

7 coisas para fazer de graça em Punta del Este

1 – Conheça o Porto e toda sua vida marinha

O porto de Punta del Este é um lugar de visitação gratuita que guarda um bocado da essência desse destino uruguaio. O skyline de edifícios modernos compõe sua fotografia, bem como as lanchas caríssimas atracadas lá, mas também é o lugar de barcos pesqueiros, muitos bem simples. Na volta, os pescadores fazem a limpeza dos peixes ali mesmo, à beira d’água. A expectativa de filar algumas sobras atraem lobos e leões marinhos. É uma grande oportunidade para ver os bichos de perto e fazer fotos.

2 – Garanta sua foto no monumento La Mano

Não tem como ir a Punta del Este e não fazer uma foto no Monumento ao Afogado, conhecido também como La ManoLos Dedos ou Hombre emergiendo a la vida. A escultura de dedos emergindo na areia fica no começo da Playa Brava. A obra foi feita pelo artista chileno Mario Irarrázabal no primeiro Encontro Anual Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre em Punta del Este, no verão de 1982. Ela projetou o artista chileno mundialmente, e ele chegou a fazer réplicas para a cidade de Madrid, o deserto do Atacama e Veneza.

É uma atração gratuita, mas bem disputada. Até se forma uma fila espontânea, mas sempre tem aquele desavisado que não espera sua vez e atrapalha o registro de geral. Se você não tem muita paciência, melhor ir pela manhã.

3 – Passeie pela rambla, do Atlântico ao Rio da Prata

A Rambla General José Artigas é um lugar lindo para se exercitar ou passear com a família. Trata-se da avenida beira-mar de Punta del Este, que margeia toda a península. Eu acho o trecho entre a Playa Mansa e o Porto a parte mais bonita. A rambla ali tem algumas árvores, um gramado curtinho e passa por pequenos trechos de praia. Também tem um coreto junto ao Rio da Prata, é não é incomum observar garças e outros animais.

Na ponta de península, exatamente onde o Oceano Atlântico se encontra o Rio da Prata, fica a Plazoleta Gran Bretanha (foto abaixo). Lá você também encontra a âncora do Navio Ajax, que participou da histórica Batalha do Rio da Prata, travada por alemães e ingleses naquela região em dezembro de 1939. Dali, uma curta caminhada pela rambla te leva até a Playa de Los Ingleses, que uma praia pouco indicada para banho por causa do fundo rochoso. Depois, a Rambla General José Artigas ainda percorre a Playa Elmir e a Playa Brava. Dá para caminhar com vista livre para o mar até o monumento La Mano.

4 – Visite o MACA e seu grande parque de esculturas

O Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry (MACA) é o mais novo e surpreendente atrativo de Punta del Este, que, felizmente, também tem entrada gratuita. Inaugurado em 2022, o museu tem por objetivo promover e preservar a arte uruguaia e também a arte de todo o continente americano. Inclui cinco salas de exposições, um teatro, um auditório e um gigantesco parque de esculturas. São 40 hectares, tão grande que há visitas guiadas em carrinhos de golfe. Tem pelo melo menos dois lagos, cercados por obras de arte. Se você gosta de artes visuais, vale ficar uma tarde inteira ali. Ele fica a cerca de 20 km da península, passando por La Barra.

5 – Museu Ralli

Seguindo nas dicas culturais gratuitas, o Museu Ralli também é parada obrigatória para quem é fã de artes visuais. Foi aberto em 1988 no luxuoso bairro Beverly Hills, em um casarão de seis mil metros quadrados construído especialmente para ele. Tem telas e esculturas de exposições permanentes ou temporárias espalhadas por três andares, além dos amplos jardins. O principal objetivo é promover a arte latino-americana, mas também apresenta obras de autores europeus entre os séculos 15 e 18, obras pós-impressionistas e esculturas de várias correntes artísticas. Só atente para o horário de visitação, que muda ao longo do ano.

6 – Curta uma prainha em Punta del Este

As praias são um dos motivos para Punta del Este ter se transformado em um destino turístico tão importante no Uruguai. Na região da península, há duas mais importantes: a Brava, voltada para o Oceano Atlântico, e por isso com ondas, e a Mansa, onde é a orla de Punta del Este banhada pelo Rio da Prata. Ali quase não tem onda e, por isso, é uma das praias preferidas de famílias com crianças. Elas não chegam a ter a água quentinha, mas no verão, isso não impede os veranistas de dar um bom mergulho. Mas lembre-se que fora da temporada, com o frio e o vento, frequentar as praias vira uma aventura.

A Playa Mansa também é o melhor lugar para assistir ao pôr do sol em Punta. Dá para apreciar o espetáculo tanto sentado na areia clarinha quanto passeando na passarela de madeira que costeia a praia – percorrer ela inteira é rapidinho e imperdível!

7 – Conheça também as praias de La Barra

Como são separadas apenas por uma ponte ondulada, muita gente acredita que La Barra é um bairro de Punta del Este. Mas ela pertence, na verdade, ao município de San Carlos, no departamento de Maldonado, e tem praias tão bonitas quanto as da vizinha.

A Praia de La Barra (foto) é a mais próxima da foz do Arroio Maldonado, com grande faixa de areia fofinha, boa para jogar futebol de areia ou praticar outros esportes. Por um charmoso caminho de madeira, você chega à Playa de Los Cangrejos, menorzinha, mas bem movimentada. Foi a praia do Uruguai onde mais vi gente dentro da água no mês de março, muito em razão das escolinhas de surf que atuam naquela praia. A uma curta caminhada, você chega ainda à ampla Montoya, também muito frequentada por jovens e surfistas, pois apresenta as ondas mais altas. Se sobrar tempo, uns três quilômetros adiante, seguindo pela avenida beira-mar, tem ainda a badalada Playa Bikini.

E aí? Gostou das dicas? Conta para a gente nos comentários o que mais vale fazer de graça ou pelo menos bem baratinho na região de Punta! 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção