Mais cruzeiros no Brasil? Projeto prevê moderno terminal de passageiros no litoral paulista
Mais cruzeiros no Brasil? Projeto prevê moderno terminal de passageiros no litoral paulista
A cidade de Santos, no litoral paulista, é considerado o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros no Brasil. Durante a temporada brasileira de cruzeiros, recebe milhares de turistas ansiosos para fazer uma viagem de navio. Para atrair ainda mais visitantes – e quem sabe mais cruzeiros -, a cidade prevê a construção de um novo e moderno terminal.
Atualmente, o embarque/desembarque é feito no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, localizado no Armazém 25 Interno do Porto de Santos, na região de Outeirinhos, e considerado o maior terminal de passageiros da América do Sul. Tem mais de 40 mil m², foi inaugurado em novembro de 1998 e já recebeu mais de 12 milhões de passageiros nesse tempo todo.
Novo terminal de cruzeiros
O novo terminal deve ser instalado no Parque Valongo, um novo espaço que está sendo construído nas áreas dos armazéns 4 ao 7. A ideia é que o Parque Valongo seja um novo polo turístico da região do Centro Histórico de Santos.
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro de Portos e Aeroporto, Silvio Costa Filho, confirmou que a indústria de cruzeiros está crescendo muito no Brasil e que é preciso realmente um investimento na área.
“O Brasil não tem uma prioridade, uma agenda no transporte de navios sobretudo nos cruzeiros. A gente tem dialogado dentro do ministério, dialogado com o Ministério do Turismo e com outros órgãos do próprio governo, estamos ampliando o volume de investimentos aqui”, afirmou. “Em São Paulo, no Porto de Santos, nós vamos fazer um novo terminal de passageiros, com investimentos de quase 1 bilhão de reais com a iniciativa privada para receber cruzeiros de todo o Brasil e do mundo, que querem visitar o Estado de São Paulo.”
A Concais, empresa que administra atualmente o terminal de passageiros e que vai também cuidar do futuro terminal, já enviou o projeto para a Autoridade Portuária de Santos (APS) e aguarda um retorno para poderem assinar o termo da transferência do Terminal Marítimo de Passageiros, que deve acontecer em junho.
O projeto já havia sido apresentado pela Concais, em forma de análise, em 2022 para a APS e o Ministério de Infraestrutura, e desde então ele vem sofrendo modificações até chegar em seu formato final.
O novo espaço, que deve receber até três navios ao mesmo tempo, vai facilitar o vai e vem dos passageiros, com um acesso direto do terminal para a embarcação – hoje os viajantes precisam pegar um ônibus para embarcar.
A moderna estrutura do terminal deve ser parecida com a que encontramos nos aeroportos, com praça de alimentação e edifício garagem.
Mais portos
Além do investimento no Porto de Santos, o ministro Silvio Costa Filho falou também sobre outras cidades e estados. “Estamos preparando também investimentos de quase R$ 80 milhões para a COP 30 (a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que a gente está fazendo um terminal lá no Estado do Pará. Estamos trabalhando em um terminal de passageiros lá no Porto da Bahia, no Porto do Recife e também no porto do Rio de Janeiro e no Porto do Ceará. A gente está trabalhando de maneira coletiva para que de fato a gente coloque na ordem do dia a melhoria dos terminais de passageiros para receber bem esse turista que vem visitar o Brasil.”
Veja também:
– Seguro viagem para cruzeiros – saiba como funciona e por que é bom ter um!
Você já embarcou em algum cruzeiro no Porto de Santos? Acredita que é realmente necessário um novo terminal de passageiros? Deixe seu comentário.