Portugal prorroga a suspensão de voos com o Brasil até 1º de março


Portugal prorroga a suspensão de voos com o Brasil até 1º de março
Portugal prolongou a suspensão de voos para o Brasil até 1º de março. O atual decreto vigorava até amanhã, 14 de fevereiro. Todos os voos programados para este período estão cancelados e os passageiros afetados terão que remarcar as viagens.
Apenas são permitidos os voos de natureza humanitária para repatriamento de cidadãos nacionais, da União Europeia e de países associados ao Espaço Schengen, e seus familiares, bem como de cidadãos nacionais de países terceiros com residência legal em território nacional. Entretanto, nenhum voo humanitário ainda está previsto para este período.
Os voos entre Portugal e o Brasil estão suspensos desde meados de janeiro quando Portugal enfrentava uma grande alta no número de contágios de Covid-19. O governo achou melhor cortar a ligação aérea para evitar a entrada da nova variante do vírus registrada na Amazônia. Apesar disto casos da mutação brasileira do novo coronavírus já foram registradas em Portugal.
Caso ocorram voos de repatriação, apesar de não estarem previstos, os cidadãos devem apresentar “comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo”, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, com exceção das crianças com menos de dois anos. À chegada a Portugal, terão, ainda, de “cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde”.
Além do Brasil, Portugal manteve a suspensão de voos com o Reino Unido até março. Os portugueses registram hoje uma grande queda no número de casos e óbitos diários. O país tem atualmente cerca de 3000 mil novos casos e 150 mortes diárias. Mesmo com a atual queda, Portugal tem a segunda taxa mais elevada da União Europeia por 100 mil habitantes, somente atrás da República Tcheca.
Portugal, hoje, vive o seu 11º estado de emergência que vigorará até 1º de março e está em confinamento desde meados de janeiro. As regras restritas de circulação ainda não têm data para terminar no país europeu, mas devem se estender até o início de abril.