Foz do Iguaçu terá nova atração com planetário e super telescópio
Foz do Iguaçu terá nova atração com planetário e super telescópio
Amantes da astronomia e ciência terão um novo espaço como atrativo em Foz do Iguaçu, cidade das Cataratas. O Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) está construindo um Polo Astronômico que promete encantar os visitantes com a ciência espacial!
Junto do Ecomuseu de Itaipu, a nova atração terá um planetário com projeções detalhadas das estrelas, galáxias e planetas. Outro espaço será um observatório, com um telescópio de maior alcance e potência para permitir ver os corpos celestes que orbitam o espaço.
O lugar terá mais de 670 metros de área construída e equipamentos de última geração. A previsão é de que a obra termine no primeiro semestre do próximo ano. Após a instalação dos equipamentos, a expectativa é abrir o espaço ao público ainda na alta temporada de 2025.
Polo Astronômico
Se você já visitou o Polo Astronômico do PTI e está sem entender o porquê ser uma novidade, eu explico! Na verdade, o parque contou com um Polo Astronômico de 2009 a 2020. O objetivo do lugar era o mesmo: promover a divulgação científica, educação em astronomia e pesquisa. No entanto, agora, estamos falando de uma nova estrutura para o polo.
As obras de construção do novo Polo Astronômico tiveram início ainda em 2023, e foram contratadas juntamente com a construção de um novo atrativo no complexo do Ecomuseu, o Itaipu Energia, que terá mais de 2,2 mil metros quadrados. Ao todo, somando os investimentos do PTI e da Itaipu Binacional, as novidades custarão cerca de R$ 18 milhões.
Com as novas obras, o turista vai poder visitar duas atrações de uma só vez: o Ecomuseu (super recomendo!) e o novo Polo Astronômico.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Foz do Iguaçu
“A junção dos espaços visa atrair um público mais amplo, tanto entusiastas da astronomia quanto aqueles interessados em temas ambientais e sustentabilidade. Além disso, a união permite a realização de eventos conjuntos, como palestras, workshops ou observações astronômicas relacionadas a fenômenos celestes”, disse o diretor de turismo do PTI, Yuri Benites.
Aproveitando o tema, a fotografia do início do post é uma das imagens premiadas do fotógrafo Victor Lima. Veja a seguir a publicação do Parque Nacional do Iguaçu sobre esse registro único do profissional, feito sob o céu nas quedas d’água. Ele conseguiu registrar a Via Láctea de forma incrível!
Tem interesse por ciência espacial? Conhece bons planetários para indicar? Participe nos comentários!