Um tufão gigante no caminho: como planejar sua viagem para driblar emergências e imprevistos

Gisela Cabral
13/11/2013  ·  11:2813 · nov · 2013  ·  11:28

Um tufão gigante no caminho: como planejar sua viagem para driblar emergências e imprevistos

Estamos no meio de nossa viagem por Tailândia, Laos, Vietnã e Cambodja para o Guia Melhores Destinos e tudo está correndo bem, como vocês podem acompanhar pelo Instagram do MD. Nessa semana, contudo, uma notícia ameaçou nossos planos de viagem: a passagem do tufão Haiyan pela Ásia. Vocês devem ter acompanhado no Brasil a catástrofe causada por ele nas Filipinas.

Recebemos a notícia quando estávamos em Sapa, no extremo norte do Vietnam, e a temperatura por lá tava ótima, sem chuvas e com sol durante o dia. A próxima parada do nosso roteiro seria Halong Bay, na última segunda-feira e tivemos que cancelá-la devido à ameaça do tufão. O governo ordenou que todos os barcos retornassem à costa. 

Hanói

Hanói

Com a mudança de planos, de Sapa nós pegamos o trem pra a capital Hanói e não havia o que fazer a não ser aguardar as informações sobre o tufão e ver se o governo liberaria Halong Bay na terça-feira. Outra preocupação era a cidade de Hoi An, nossa próxima parada (chegaremos amanhã). As primeiras previsões diziam que o olho do tufão passaria exatamente por lá!  Por algumas horas vivemos a incerteza do que ocorreria, acompanhando pelo noticiário as notícias sobre a tempestade.

Talvez em suas viagens você nunca tenha encontrado um tufão pelo caminho, mas há sempre a possibilidade de que grandes ou pequenos incidentes te obrigue a alterar seus planos e roteiros originais. Não há como prever isso, mas é bom estar preparado e para isso vale a pena seguir alguns cuidados básicos:

1. Faça um bom seguro de viagem –  Isso é importante em muitos casos, desde o extravio de bagagens a problemas mais sérios, como acidentes e doenças;

2. Tenha cópia de seus documentos –  Uma dica fácil, mas muito útil em caso de perda ou furto dos originais;

3. Tenha o telefone do consulado ou embaixada –  Eles podem ser acionados em situações inesperadas, como desastres, catástrofes naturais, atentados, conflitos armados e revoluções. Em casos de menor perigo não costumam ser de grande auxílio, mas é sempre bom ter os contatos;

Halong Bay

4. Leve uma cópia da receita médica dos medicamentos –  Comprar remédios no exterior costuma ser bem complicado, por isso leve quantidade que costuma usar no período e uma cópia da receita médica;

5. Leve mais de uma opção para pagar suas contas – Cartão de débito, crédito, cartões de viagem e dinheiro espécie são algumas das opções disponíveis. Tenha sempre um fundo de emergência em dinheiro vivo para eventualidades.

6. Leve os vouchers e mapas impressos e confira os horários – Pode soar estranho imprimir e-mails e confirmações, mas em muitos lugares – mesmo no Brasil – a era digital ainda não chegou. Redobre a atenção com horários!

7. Acompanhe o noticiário – Não precisa ficar o tempo todo vendo notícias, mas pelo menos dar uma olhada nas manchetes do dia dos principais jornais e site do país visitado pode te ajudar em muitos casos;

Sapa

Sapa

8. Monte uma “base” no Brasil – Deixe com familiares ou amigos os telefones dos hotéis e seus roteiros, cópias de documentos e instruções de como podem auxiliá-lo em caso de alguma necessidade.

Dicas como essa são importantes para garantir uma viagem mais tranquila e que os perrengues no meio do caminho se transformem somente em boas histórias de viagem, dessas que contamos por toda a vida, até para os netos!

20131105_165654No nosso caso, felizmente o tufão perdeu força  e conseguimos embarcar para a antiga cidade de Hoi An, prosseguindo nosso tour pelo Vietnã. Logo você poderá conferir o resultado dessa trip em no nosso Guia de Destinos.

E você? Já passou por alguma situação de emergência ou algo inesperado ou inusitado que te obrigou a mudar os planos de viagem? Tem alguma dica bacana para compartilhar? Deixe um comentário e participe!

E já que tocamos no tema, você pode fazer sua colaboração para ajudar às milhões de pessoas afetadas pelo tufão nas Filipinas. Basta clicar em um dos links abaixo e fazer sua doação online, seja por cartão de crédito ou Paypal:
Cruz Vermelha Filipina
WFP Nações Unidas
AmeriCares
Unicef
Exército da Salvação