logo Melhores Destinos

As 10 piores comidas brasileiras na opinião dos nossos leitores!

Mari Kateivas
03/12/2023 às 7:00

As 10 piores comidas brasileiras na opinião dos nossos leitores!

Mais de 3 mil leitores do Melhores Destinos compartilharam sua opinião e elegeram as 10 piores comidas do Brasil! O resultado nos surpreendeu em alguns pontos, mas quem discute com a voz do povo? Vocês opinaram e a gente divulga agora o resultado dessa pesquisa. Obrigada por cada um que participou!

Ao todo, a pesquisa contou com 2.604 válidos. Considerado como pior prato do Brasil, o primeiro colocado realmente se destacou com 21% dos votos! Na sequência, a disputa foi mais acirrada, com pouca diferença de votos entre alguns pratos.

Quer viajar mais gastando menos? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas para experimentar diferentes sabores pelo Brasil e pelo mundo!

As 10 piores comidas brasileiras

10. Cuscuz nordestino

Apesar de ser muito consumido, o cuscuz nordestino entrou para o ranking como uma das piores comidas do Brasil! Tradicional na região Nordeste, ele é preparado com farinha de milho, sal e água ou leite de coco (claro, a receita pode variar e até ganhar manteiga).

Os ingredientes são cozidos a vapor até criarem o formato do cuscuzeiro, a famosa panelinha para esse preparo. Muito nutritivo e barato, muitas vezes, o cuscuz substitui o pão na casa de muitos nordestinos.

Parte da minha família mora na Bahia e no Maranhão, por isso, o cuscuz tá sempre presente na mesa! No início deste ano os visitei e experimentei vários tipos do mesmo prato! Até imagino minha tia lendo esse post e dizendo: “Como assim a pior comida? Cuscuz é maravilhoso!”, haha.

10. Maniçoba

Foto: Turismo Bahia/Divulgação

Dividindo o décimo lugar do ranking com o cuscuz nordestino, a Maniçoba também apareceu por aqui. O prato típico do Pará e da Bahia faz parte da “família da feijoada”. Ele conta com carnes seca e de porco, bacon e salsichas, mas em vez de feijão, tem folhas de mandioca picadas!

Confesso que não conhecia o prato e fiquei surpresa ao descobrir que é preciso ter muito cuidado com o preparo dele. Como existem toxinas nas folhas da mandioca, elas precisam ser moídas e fervidas por pelo menos uma semana para ser consumível. No Pará, o acompanhamento mais comum do prato é arroz, enquanto na Bahia acrescentam pimentão e farofa.

9. Acarajé

Pelo visto, a comida de rua mais comum na Bahia também não agrada a todos. O acarajé foi considerado como a pior comida brasileira para dezenas de leitores. O bolinho feito com feijão, recebe diferentes recheios, inclusive os picantes, e é frito em óleo de dendê.

Como acompanhamento, o prato leva salada e molhos caseiros de pimenta (normalmente das bravas!). Criada no período colonial brasileiro, a receita surgiu com os escravos nigerianos que, depois, passaram a vender o acarajé nas ruas.

Certa vez fui pedir um acarajé na Bahia e a vendedora me perguntou: você quer quente ou fria? Achei óbvio e pedi quente, pensando que era a temperatura do prato. Infelizmente me enganei, pois ela se referia à pimenta! E como pedi “quente”, a mulher encheu o meu bolinho de molho picante 🥵. Então, fica a dica, caso aconteça e se você for do tipo que não aguenta pimenta forte como eu, haha.

8. Feijoada

Esta comida realmente nos surpreendeu por entrar na lista! Enquanto é amada por muitos brasileiros, outros querem passar longe da famosa feijoada brasileira. Vários leitores que mencionaram o prato na pesquisa, disseram que não gostam de porco ou do sabor marcante da feijoada. De fato, é um prato com muita personalidade e, por isso, ou você ama, ou odeia.

Preparada tradicionalmente com carne de porco e feijão-preto, a feijoada é consumida em todo o Brasil. Cada família costuma ter uma receita especial, normalmente acompanhada de arroz, farofa e salada de couve. Muito bem temperado, o prato costuma ser preparado aos sábados, pois é pesado e exige uma pausa pós-almoço para quando bater o “soninho da feijoca”.

Minha família é adventista e, portanto, não consome porco. Mas nem por isso falta feijoada nos almoços de família. O prato tradicional brasileiro sempre foi adaptado em casa, com carne seca, linguiça bovina e defumada. Só de lembrar do tempero da minha vó fico com água na boca! E na sua casa, como é a receita?

7. Quibebe

Muito mais comum no nordeste, o Quibebe é uma sopa com a textura espessa feita com abóbora e cebola. Além disso, costuma ter pimenta, gengibre em pó e leite de coco. Tradicionalmente, o prato é servido antes de uma entrada maior ou da refeição principal.

Achei curioso saber que muitos leitores detestam abóbora e a colocaram como a pior comida brasileira. Apesar dos votos não serem considerados por ser apenas um fruto, isso fez sentido pelo Quibebe ficar entre os piores da pesquisa.

6. Sarapatel

O prato é típico de Portugal, mas como ex-colônia portuguesa, o Brasil também tem o Sarapatel presente na nossa culinária. Mas, pelo visto, nem todo mundo gosta dessa adesão do cardápio brasileiro.

A receita brasileira costuma variar, mas, normalmente, conta com carne, cabeça, fígado, coração, rins e sangue de porco. Em Portugal, o prato costuma ser feito com cordeiro ou cabra. Preparado com muitas especiarias e com as carnes cortadas em cubos, o Sarapatel é ser servido com arroz e farofa, como a tradicional feijoada.

5. Mocotó

Chegamos ao top 5! O popular Mocotó também não teve muitos fãs entre os votantes. O ensopado feito com patas de vaca, feijão e vegetais é uma comida barata e a típica 8 ou 80.

No início, o prato era preparado pelos escravos, que usavam os cortes das carnes desperdiçados pelos seus proprietários. Atualmente, é muito popular nas regiões sul e nordeste do Brasil, sendo, curiosamente, consumido pelos brasileiros como uma forma de evitar ou acabar com a ressaca.

4. Cuscuz paulista

Completando o pódio dos primeiros colocados está o cuscuz paulista. Ele, inclusive, já havia sido considerado como o pior prato brasileiro na pesquisa do site TasteAtlas.

Preparado com fubá, azeitonas, ovo cozido, peixe enlatado e ervilha, a refeição é bem característica e foi inventada no século 19. Normalmente, ele é servido com o molde de uma forma redonda, com um buraco no meio.

3. Arroz com pequi

Bem tradicional nos estados de Goiás e Minas Gerais, o arroz com pequi é um prato brasileiro com sabor marcante e, talvez por isso, não é aprovado pelo paladar da maioria. O principal ingrediente é o pequi, uma fruta, mas o arroz também recebe outros temperos que dão sabor ao prato.

Muitos leitores mencionaram na pesquisa que não gostam de nenhum tipo de comida que seja preparada com pequi. Além disso, é preciso ter cuidado na hora de consumir o fruto, pois ele tem pequenos espinhos no seu caroço.

 

2. Dobradinha

A dobradinha é mais um prato português que foi abraçado pela cozinha brasileira. Apesar da receita poder sofrer variações nos dois países, ela costuma ser preparada com tripa, feijão, páprica, tomate, alho, cenoura e cebola. Muito popular no Brasil, não é difícil encontrar a refeição em restaurantes brasileiros, principalmente como pratos especiais aos fins de semana.

Meu pai e minha avó são apaixonados pelo prato, mas minha mãe não consegue nem sentir o cheiro quando eles preparam a comida em casa. Não tem jeito, o sabor peculiar não agrada a todos, mas, sem dúvida, a refeição é muito popular no nosso país. De que lado você fica?

1. Buchada de bode

E aí, você é fã ou hater de Buchada de bode? A grande maioria dos nossos leitores detesta o prato brasileiro e não gosta nem do cheiro do preparo. Quem é fã discorda e diz que ama uma buchada de bode preparada no capricho! Fato é que a pesquisa deixou claro que muita gente não gosta nem de pensar no prato, mas isso não significa que você não pode continuar consumindo se adora esse sabor.

Chamado de buchada de bode ou apenas buchada, o prato típico nordestino é uma iguaria com origens portuguesas. No nordeste brasileiro, a buchada é feita com as entranhas do bode, como fígado, vísceras e rins.

Depois de lavadas e fervidas, as partes são cortadas, temperadas e cozidas em bolsas feitas com o próprio estomago do animal. Nas regiões sul e sudeste também é possível encontrar o prato com vísceras de carneiro ou de boi.

Confira o ranking completo com as porcentagens dos votos que receberam dos nossos leitores:

Recentemente, uma pesquisa feita pelo TasteAtlas deu o que falar aqui no Melhores Destinos porque muita gente não concordou com o ranking das piores comidas. Por isso, decidimos ouvir a opinião de vocês e criar nossa própria lista.

Mas atenção, conhecemos muito bem a riqueza da gastronomia brasileira, suas peculiaridades regionais e sabemos como é difícil falar de comida, afinal, os paladares são muito diferentes uns dos outros. E tá tudo bem, ok? A nossa diversidade cultural é incrível! No mais, aproveitem o resultado e nos contem o que acharam nos comentários!

Leia também a lista de melhores comidas brasileiras na opinião dos nossos leitores!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção