logo Melhores Destinos

Pesquisa elege os melhores sanduíches do mundo – e tem brasileiro na lista!

Daniel Akstein Batista
07/03/2023 às 20:00

Pesquisa elege os melhores sanduíches do mundo – e tem brasileiro na lista!

Quais são os melhores sanduíches do mundo? E, na sua opinião, qual é o melhor sanduíche do Brasil? Na seleção atualizada do TasteAtlas, que traz os 50 melhores lanches do mundo, temos um brasileiro em destaque. Você consegue imaginar qual é o clássico nacional que figurou na lista?

Os melhores sanduíches do mundo

O TasteAtlas é um guia gastronômico que conta com a participação dos viajantes para formar diferentes rankings, sempre em atualização. Mas, antes de descobrir qual foi o único lanche brasileiro a figurar na lista dos 50 melhores sanduíches do mundo, vamos conferir o Top 10:

10. Arepa andina (Venezuela)

Produzida com farinha de trigo, a arepa andina leva esse nome justamente por ser popular na região andina, principalmente Mérida, perto da fronteira com a Colômbia. Esse sanduíche venezuelano pode ser consumido recheado com queijo, tomate e outros vegetais.

9. Sanduíche de milanesa (Argentina)

O Sánguche (sanduíche) de milanesa é um clássico argentino da Província de Tucumán, que consiste em uma baguete cortada (ou outro pão mais comprido) recheado com milanesa, maionese, tomate, alface e cebola. Simples e gostoso!

De acordo com o TasteAtlas, o lanche pode ganhar outros ingredientes como chimichurri, mostarda, presunto e queijo. Como você montaria o seu sanduíche de milanesa? O meu seria quase completo (só dispensaria o presunto).

8. Toast Skagen (Suécia)

A torrada Skagen é um sanduíche aberto tradicional da Suécia, normalmente servido como aperitivo. Sobre a fatia do pão vão camarão, maionese, mostarda Dijon, ovas de peixe branco, endro, limão e manteiga.

Mas não ache que é só jogar todos esses ingredientes em cima do pão, não. É preciso antes fazer o preparo: picar o camarão e misturar com a maionese, endro e mostarda. As ovas são colocadas por fim e o aperitivo pode ser decorado ainda com um ramo de endro – e umas gotas de limão para finalizar ainda aguça o paladar!

7. Choripán (Argentina)

Mais um clássico argentino na lista. O choripán nada mais é do que um lanche de linguiça, ou melhor, de ‘chorizo’, acompanhado de um chimichurri ou outro molho. Bastante comum em várias cidades da Argentina, é facilmente encontrado por turistas.

Ficou com vontade? Que tal colocar a capital argentina como destino de sua próxima viagem? Entre em nossa página e veja as passagens aéreas para Buenos Aires com os melhores preços!

6. Lobster Roll (Estados Unidos)

Especialidade da região do Maine, nos Estado Unidos, o rolinho de lagosta traz a iguaria cozida e regada com muita manteiga em um pãozinho. Pode ainda vir com alface e suco de limão e acompanhada de batata frita.

5. Bánh mì heo quay (Vietnã)

O nome original é complicado, mas podemos traduzir como barriga de porco assada. Após passar pelo forno com uma boa camada de sal e especiarias, a carne é fatiada e servida no pão. Vem com um molho que é uma mistura de maionese, cenoura em conserva e daikon, pepino, coentro e cebolinha.

4. Spiedie (Estados Unidos)

Um espetinho dentro do pão. Assim podemos resumir o spiedie, iguaria popular em Binghamton, Nova York. Esse lanche é recheado com cubos de frango, porco ou cordeiro marinados que ganhou popularidade na década de 1940.

3. Sanduíche de lomo (Argentina)

Será que podemos comparar o lomito (como também é conhecido esse sanduíche) com o nosso x-tudo? Se depender dos ingredientes, sim! O que muda principalmente é a proteína principal, que aqui vem com bife de lomo (filé mignon) mas que também pode ser trocado por carne de porco.

Fora isso, o recheio é completo: ovo frito, tomate, cebola, alface, molho chimichurri, maionese presunto e queijo e outros ingredientes.

2. Butifarra (Peru)

Originalmente, o sanduíche peruano Butifarra trazia jamón, alface, rabanete, salsa e pimenta no pão crocante, mas com o tempo alguns ingredientes sumiram e outros foram incorporados. Hoje, o lanche vem também com carne de poco cozida, alho, pimentão vermelho e pimenra ají. Ele é servido em festas de aniversário e faz parte também de um típico café da manhã peruano.

1. Tombik (Turquia)

Também conhecido como gobit kebab, esse sanduíche turco é servido em uma espécie de pão sírio (pide ekmek) e recheado com carne de cordeiro desfiada, tomate, alface, cebola e outros vegetais e molhos adicionais. No preparo, o pão fica crocante por fora e macio por dentro.

crédito: Greek Doner

O melhor sanduíche brasileiro

Como falamos lá no início do texto, apenas um sanduíche brasileiro foi incluído na lista dos melhores do mundo. Agora vamos ver quem foi o escolhido:

Bauru – 38º lugar

Em muitos lugares, o bauru consiste em um pão com queijo, presunto e tomate, mas sua receita original é um pouco diferente, levando pão francês, queijo (bem derretido), tomate, picles e rosbife.

O ranking do TasteAtlas, aliás, traz a história do lanche, que não foi criado na cidade de Bauru, interior de São Paulo, como muitos imaginam. “O Bauru foi inventado na década de 1930 por Casemiro Pinto Neto, também conhecido como Bauru (por causa de sua cidade natal), estudante de direito e cliente do restaurante Ponte Chic, em São Paulo, que mandou o cozinheiro fazer um sanduíche especial só para ele”, diz a publicação.

Com o passar do tempo, o bauru ganhou variações – como a presença do presunto no lugar do rosbife.

Confira a lista dos 50 melhores sanduíches do mundo na lista do TasteAtlas:


Agora que você já sabe qual é o principal sanduíche brasileiro da lista, concorda com a presença do bauru ou colocaria algum outro clássico como o X-Salada ou mesmo um cachorro quente (que na minha receita ideal vai com purê de batata e batata palha mas, como sabemos, há inúmeras versões)?

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção