Passaporte brasileiro perde posição em ranking após exigência de visto para o México: veja a nova classificação
Passaporte brasileiro perde posição em ranking após exigência de visto para o México: veja a nova classificação
O Brasil passou da 16ª para 17ª posição no ranking de passaportes e agora está na mesma posição que a Argentina na lista. Isso ocorreu após o México exigir novamente visto físico de brasileiros para entrada no país, em 18 de agosto.
Abaixo, a você confere o ranking da HelloSafe Brasil mostrando como fica a nova classificação dos passaportes de acordo com a quantidade de acessos a outros países sem visto e sem nenhum tipo de autorização prévia ou pagamento de taxas.
Passaportes na América do Sul
O Brasil tem o terceiro passaporte mais forte da América do Sul. Chile e Argentina estão à frente com 173 pontos cada. Para essa classificação, são considerados todos os locais onde não é necessário um agendamento em um consulado para obtenção de um visto. Na somatória de acesso direto, visto na chegada, autorização digital e visto online, chega-se a pontuação do passaporte.
Quais países não precisam de visto?
Essa é uma pergunta muito comum e nós vamos te ajudar! O passaporte brasileiro hoje permite acesso à 228 países e territórios do mundo. Abaixo, mostramos como é o acesso em cada um deles e se há a necessidade de um visto ou não.
- ACESSO DIRETO: A autorização de entrada no país é dada assim que o visitante chega no destino
- VISTO NA CHEGADA: Um visto é concedido no momento em que o visitante chega no país. É possível também que haja necessidade de pagamento de taxa e inscrição antes da chegada ao destino.
- AUTORIZAÇÃO DIGITAL: Uma pré-autorização digital é emitida online, antes da viagem, mas não funciona como um visto.
- VISTO ONLINE: O passageiro faz a semana do visto antecipadamente via internet. Não há necessidade de ir a um consulado.
- VISTO ANTECIPADO: É obrigatória o agendamento e entrevista em um consulado do país para obtenção do visto antes da viagem.
Confira o post Como tirar o visto mexicano em 5 passos simples que a nossa editora Mari Kateivas preparou para tirar todas as suas dúvidas!
Nova queda em novembro
Mas não é só isso. Com a promessa de aplicação do ETIAS, que será uma pré-autorização de viagem online para entrada nos 26 países europeus que compõem o Espaço Schengen, a partir de novembro de 2023, o Brasil deve perder ainda mais posições. O país passará para o 22ª lugar, ainda ao lado da Argentina.
Ranking geral de passaportes
Veja abaixo a tabela completa com o ranking de todos os passaportes do mundo. A classificação mostra a quantidade de países onde é possível entrar diretamente, sem visto, apenas com autorização de autoridades legais no momento da chegada ao destino.
Poxa vida! Notícia ruim para nós brasileiros, hein?