Novo ranking aponta os 20 países mais felizes do mundo – Brasil subiu de posição!
Novo ranking aponta os 20 países mais felizes do mundo – Brasil subiu de posição!
O que te faz feliz? Deixo a pergunta logo de cara para pensarmos na resposta neste 20 de março, Dia Internacional da Felicidade! E como bons viajantes, também aproveitamos a data para te contar quais são os 20 países mais felizes do ano, segundo o estudo do World Happiness Report de 2024 (além de “comemorar” a melhora da colocação do Brasil!).
Os 20 países mais felizes do mundo em 2024
O top 10 da lista deste ano não tem muitas novidades em relação aos relatórios dos últimos cinco anos, mantendo os países nórdicos em destaque, sendo a Finlândia a primeira do ranking pela sétima vez consecutiva!
Em contrapartida, essa é a primeira vez que os Estados Unidos não estão no top 20 desde a primeira publicação do relatório, feita em 2012. Uma queda no bem-estar dos americanos com menos de 30 anos impulsionou o resultado, que passou de 15º para o 23º lugar em 2024. Além disso, a Costa Rica (12º) e o Kuwait (13º) entraram pela primeira vez no top 20.
A lista também trouxe um país que chamou nossa atenção. Israel ficou em 5° lugar e, apesar de ser um ótimo país em diferentes aspectos, não podemos ignorar que o destino está em guerra.
A novidade da vez é que os brasileiros estão um pouco mais felizes, se é que podemos dizer assim. Pelo menos é o que aponta o estudo, já que o país subiu cinco posições em comparação com o ranking anterior.
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Israel
- Holanda
- Noruega
- Luxemburgo
- Suíça
- Austrália
- Nova Zelândia
- Costa Rica
- Kuwait
- Áustria
- Canadá
- Bélgica
- Irlanda
- República Tcheca
- Lituânia
- Reino Unido
O povo brasileiro é feliz?
Dentre as 143 nações que fazem parte do estudo anual, o Brasil ficou em 44º lugar no ranking de 2024! Apesar de ainda estar longe do top 20, nosso país subiu cinco posições, pois em 2023 era o 49º país da lista!
Metodologia
O relatório anual, supervisionado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU, tem como base os dados da Gallup World Poll e das análises dos maiores especialistas em bem-estar do mundo.
A metodologia do ranking tem como principal critério a “Escada de Cantril”, onde os mais de 100 mil entrevistados classificam a vida atual em uma escala de 0 a 10 – onde 10 a melhor vida possível e 0 a pior, conforme a World Happiness Foundation.
Outros elementos considerados são fatores como apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção, que ajudam a explicar a diferença entre as nações.
Diante desses quesitos, também é possível elencar os 20 países “menos felizes” em 2024:
- Afeganistão
- Líbano
- Lesoto
- Serra Leoa
- Congo
- Zimbábue
- Botsuana
- Malawi
- Essuatíni
- Zâmbia
- Iêmen
- Comores
- Tanzânia
- Etiópia
- Bangladesh
- Sri Lanka
- Egito
- Índia
- Jordânia
- Togo
Dia Internacional da Felicidade
O Dia Internacional da Felicidade foi instituído pela resolução 66/281 da Assembleia Geral da ONU. A partir de sua aprovação, desde 2012, o dia é comemorado em 20 de março.
Segundo a ONU, a data comemorativa busca reconhecer a relevância da felicidade e do bem-estar como aspirações universais do ser humano e a importância de sua inclusão nas políticas governamentais.
A resolução reconhece ainda a necessidade de uma abordagem mais inclusiva, equitativa e equilibrada para o crescimento econômico que promova o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, a felicidade e o bem-estar de todos os povos, base dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Felicidade tem idade
Neste ano, o World Happiness Report começou a analisar também as classificações por faixa etária e isso demonstrou bastante diferença da lista geral.
Para ter ideia, a Lituânia lidera a lista quando a faixa etária inclui apenas crianças e jovens com menos de 30 anos. Já a Dinamarca é o país mais feliz do mundo para quem tem 60 anos ou mais.
A mudança do ranking fica evidente no Brasil, pois o país ocupa a 60ª posição no ranking abaixo dos 30 anos, enquanto está em 37º entre a faixa etária acima dos 60.
Confira outros detalhes sobre a nova abordagem do relatório por idade e as demais informações sobre o estudo no site oficial do World Happiness Report.
O que acha desse tipo de ranking? A melhora da posição do Brasil faz sentido para você, se considerar os itens analisados pelo relatório? Participe nos comentários!