logo Melhores Destinos

Companhia aérea testa ônibus elétrico sem motorista no Japão

Daniel Gadelha
24/01/2020 às 5:00

Companhia aérea testa ônibus elétrico sem motorista no Japão

Frequentemente as companhias realizam embarque e desembarque em posições chamadas “remotas” dos aeroportos. Nesses casos, as aeronaves se posicionam em locais específicos onde os passageiros, ao desembarcar, precisam descer na pista do aeroporto por uma escada móvel e seguir para o terminal do aeroporto em um ônibus. Isso acontece geralmente por motivos operacionais quando não há fingers (pontes de embarque) disponíveis.

Mas e se o ônibus não tiver motorista, você embarcaria mesmo assim? Esse é a ideia que a empresa aérea japonesa ANA (All Nippon Airways) está testando em seu hub em Tóquio.

O ônibus autônomo conta com diversos sensores câmeras ao seu redor que rastreiam as condições externas como velocidade, localização, e possíveis obstáculos como outros veículos, aeronaves e objetos na pista. A atividade dos passageiros também será monitorada com sensores internos que utilizaram inteligência artificial para garantir a segurança de todos durante o trajeto.

A companhia acredita que o equipamento trará mais conforto e segurança aos passageiros, além de melhorar a eficiência da equipe de solo. Por ser movido a energia elétrica e não emitir gás carbônico, a iniciativa também tem o objetivo de reduzir o impacto ao meio ambiente.

O período de testes do projeto teve início na quarta-feira (22/01) e segue até o dia 31 deste mês. O trajeto utilizado está sendo do terminal de passageiros as aeronaves. Caso seja bem sucedido, a empresa pretende implantar a tecnologia até o final deste ano.

Alguém embarcando com a companhia no Aeroporto de Tóquio – Haneda (HND) nos próximos dias vai testar a novidade?

Com informações do site SimpleFlying.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção