Olha a muvuca! Conheça as 14 atrações mais cheias de turistas na Europa
Olha a muvuca! Conheça as 14 atrações mais cheias de turistas na Europa
Viajar todo mundo gosta. Mas uma coisa que todo turistas quer evitar é atrações abarrotadas de gente. Entretanto, os principais ícones das cidades são imperdíveis e também os mais disputados. Na Europa, Londres, Paris, Roma e Istambul estão entre os destinos mais visitados e suas atrações, é claro, figuram entre as mais cheias do Velho Continente. Para te ajudar a se programar e não se assustar com tanta gente listamos abaixo 14 das atrações mais disputadas da Europa.
Grande Bazar
Fica em Istambul a atração mais visitada do Velho Continente. O Grande Bazar é o maior e mais antigo mercado coberto do mundo. É impossível visitar a maior cidade turca sem passar por seus corredores e não comprar alguma coisa. O local tem 30 mil metros quadrados de área, 18 portões, duas mesquitas, 60 ruas, quatro fontes e cerca de 5 mil lojas e ateliês que vendem souvenires, tapetes, couro, joias, antiguidades, etc. O Grande Bazar atrai por ano cerca de 40 milhões de pessoas, a mesma quantidade de habitantes do Estado de São Paulo!
Disney Paris
A segunda atração mais visitada da Europa não é nem um monumento histórico ou museu. Nos arredores de Paris, a Disneyland, inaugurada em 1992, recebe anualmente mais de 15 milhões de turistas por ano. Os dias mais movimentados são os feriados e durante o verão quando as longas filas nos brinquedos ultrapassam as 2 horas de espera. Confira nosso guia completo da Disney Paris.
Fontana de Trevi
Este é um dos principais pontos turísticos de Roma e bota turístico nisto. Em meio aos prédios antigos do centro da capital italiana, a Fontana de Trevi recebe 10,5 milhões de visitantes por ano. Tirar uma foto ali é uma tarefa de muita paciência e luta para conseguir uma lugar menos abarrotado de gente. A visita vale a pena ainda mais com a lenda que o ato jogar uma moeda em suas águas garante ao visitante o retorno à cidade eterna.
Basílica de São Pedro
De Roma chega outra atração entre as mais visitadas da Europa. A suntuosa e bela Basílica de São Pedro recebe cerca de 10 milhões de turistas por ano. A visita é imperdível para quem está na capital italiana. A construção finalizada em 1626 chama a atenção, na fachada, a grandiosa cúpula trabalhada pelo artista Michelangelo, as treze estátuas colossais e a famosa varanda, local de apresentação do novo papa escolhido. Já o seu interior impressiona pelo tamanho, pelas grandes estátuas de mármore e algumas riquezas artísticas como: a Pietà, do próprio Michelangelo (logo na entrada); o Baldaquino, de Bernini (na área central); o túmulo do apóstolo Pedro, entre tantos outros tesouros.
Museu do Louvre
O Museu do Louvre, em Paris, é o maior museu de arte do mundo e visita imperdível para quem está na capital francesa. Casa da famosa Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o Louvre por si só já é uma grande obra de arte. Visitar ele num só dia é quase missão impossível, já que o local conta com mais de 400 salas, 35 mil peças em exposição e recorde de turistas nos corredores. São cerca de 10 milhões de visitantes todos os anos! Uma alternativa é agendar uma visita guiada ao local.
Parque Güell
Nos arredores de Barcelona e com uma vista deslumbrante da cidade, o Parque Güell é uma das atrações mais visitadas da Europa. Tudo porque o local foi projetado pelo arquiteto Antoni Gaudí, onde a natureza exuberante se mescla com obras desenhadas pelo mestre. O local recebe cerca de 9 milhões de visitantes todos os anos.
Palácio de Versalhes e Torre Eiffel
Patrimônio da Humanidade pela Unesco, nos arredores de Paris, o Palácio de Versalhes, antiga residência real, atrai cerca de 7 milhões de turistas por ano. Destes 75% são estrangeiros que visitam o luxuoso e gigantesco local que conta com 2.300 cômodos, 2153 janelas, 60 mil obras e arte e uma área de 800 hectares.
O principal símbolo da Cidade Luz atrai também cerca de 7 milhões de turistas todos os anos, é a mesma quantidade de habitantes da cidade do Rio de Janeiro. A compra de ingresso antecipada é fundamental para você apreciar a bela vista 360 da capital francesa lá de cima da Torre Eiffel, que tem 330 metros de altura e foi inaugurada em 1889.
Coliseu
A casa dos gladiadores da Roma Antiga é hoje um dos principais pontos visitados de Roma. Construído no século I, o Coliseu de Roma resistiu cerca de dois mil anos e hoje recebe cerca de 6 milhões de turistas por ano. Não há como ir a Roma e não tirar uma foto nos arredores desta incrível construção ou fazer uma visita guiada por ele, mas se prepare para sentir-se um gladiador na busca do melhor ângulo disputado por milhares de visitantes.
Palácio de Buckingham
A casa da família real, hoje liderada pelo Rei Charles III, é um dos locais mais procurados e fotografados de Londres. Construído em 1703, o prédio é gigante: tem 775 quartos, incluindo 92 escritórios e 78 banheiros. A estimativa é que 5 milhões de turistas passam pelos arredores do Palácio de Buckingham todos os anos. É tanta gente que para avistar a famosa troca da guarda é preciso chegar cedo para garantir lugar.
Museu Britânico
O Museu Britânico (British Museum) é o maior e também o mais visitado do Rei Unido. Inaugurado em 1759, ele tem hoje 92 mil metros quadrados e um acervo superior a 7 milhões de peças de todos os continentes. Em 2022 recebeu pouco mais de 4 milhões de visitantes. O recorde obtido pelo Museu foi antes da pandemia, em 2029, quando 7 milhões de pessoas passaram por seus corredores.
Sagrada Família
Este templo religioso em Barcelona é uma das obras mais famosas de Antoni Gaudí, apesar de não ter sido o primeiro arquiteto a passar por ali – veja as curiosidades e dicas da Sagrada Família. Cerca de 3,8 milhões de turistas visitam a grande catedral todos os anos apesar dela ainda não estar concluída. São mais de 100 anos de obras iniciadas no longíquo 1882.
London Eye
Às margens do Rio Tamisa e com uma vista privilegiada do Parlamento Britânico, a London Eye, com seus 135 metros de altura, é a maior roda-gigante da Europa. Podemos dizer que é a terceira atração mais disputada de Londres. Por ano, a London Eye recebe cerca de 3,5 milhões de turistas que passeiam por uma das 32 cabines de vidro da roda-gigante. Se quiser rodar por ali é bom se programar e comprar seu ingresso online com antecedência.
Acrópole
Símbolo de Atenas, o ponto mais alto e visível da Acrópole fica o Partenon, famoso templo grego dedicado à deusa Atena, padroeira e símbolo da cidade. Patrimônio da Unesco, o local teve a construção iniciada em 447 a.C.. O local recebe todos os anos cerca de 3 milhões de turistas. É impossível ir a Atenas e não visitá-la.
É possível que haja outros monumentos e atrações na Europa que atraiam um grande número de tusristas todos os anos. Mas listamos aqui os principais deles.
Conte para nós a sua experiência em visitar algum destes monumentos? Já passou algum persegue ao visitar uma atração muito cheia? Deixe seu comentário logo abaixo.