logo Melhores Destinos

10 coisas que você deveria fazer na França pelo menos uma vez na vida

Bruna Scirea
21/08/2021 às 6:00

10 coisas que você deveria fazer na França pelo menos uma vez na vida

Paris e seus jardins, igrejas e museus é lindíssima, sim! Mas uma viagem para a França pode ser ainda mais incrível explorando outras regiões, passando por paisagens fantásticas, comendo iguarias tipicamente francesas e participando de festas de rua! Confira a seguir 10 coisas que você deveria fazer na França pelo menos uma vez na vida!

1. Assistir a uma partida do Stade de France

Seja futebol ou rúgbi, assistir a uma partida no Stade de France é uma experiência única! O estádio localizado na periferia de Paris tem capacidade para receber 80 mil pessoas. Quem já foi garante: ouvir La Marseillaise, o hino nacional francês, cantada por dezenas de milhares de fãs do esporte, é de arrepiar! O estádio tem visita guiada e também recebe grandes shows internacionais, então vale sempre ficar de olho na programação!

2. Provar queijo nas cavernas de Roquefort

Uma das maiores riquezas gastronômicas do mundo estão nas cavernas de um pequeno vilarejo francês: Roquefort-sur-Soulzon. São as caves de rochas naturalmente úmidas e com uma temperatura ideal que permitem o perfeito amadurecimento do queijo roquefort. Uma visita a estas cavernas, que não exatamente cheirosas, mas abrigam verdadeiros tesouros, inclui provas de queijos roquefort de maturações diferentes e, claro, toda a história da iguaria bem como o seu processo de produção.

3. Ficar levemente embriagado em um passeio pelos vinhedos

O mais famoso produto francês certamente é o vinho. E não faltam regiões para apreciá-lo, cada uma com características diferentes, que se refletem diretamente na taça. Seja na Borgonha (famosa pelo seu Pinot Noir), Bordeaux (onde as principais variedades de uva são a Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon), Vale do Loire (conhecido pelos vinhos secos brancos) e, claro, Champagne, que dá nome aos espumantes mais famosos do mundo! Passear por estas regiões é garantia de bons momentos (levemente embriagados, por que não?) entre vinhedos e vistas incríveis!

4. Visitar uma Feira de Natal na Alsácia

Graças à influência alemã na história da região, a Alsácia-Lorena tem as melhores feiras de Natal da França. A mais famosa delas é a Feira de Natal de Estrasburgo, cheias de barraquinhas com bebidas e iguarias típicas da época do ano – mas várias outras cidades da região também comemoram com ruas decoradas e feirinhas para ninguém botar defeito. Programa perfeito para encarar o frio e entrar no clima dos festejos natalinos!

Foto: Tristan Schmurr

5. Comer Raclette

Um dos mais tradicionais pratos da culinária francesa no outono e no inverno é o delicioso Raclette. Embora tradicional na França, este é originalmente um prato suíço, em que se derrete o queijo e raspa-se a parte interna, perfeitamente derretida para ser comida com um bom pão torrado, além de outros acompanhamentos. A França tem duas regiões principais que produzem Raclette: Savoie e Franche-Comté, que ficam na Auvergne-Rhone-Alpes, próximo à Suíça.

6. Esquiar nos Alpes

Os esportes de neve são a grande atração do inverno francês, sobretudo nos Alpes e nos Pirineus. Que tal criar coragem e ao menos tentar aprender a esquiar? Se for muito pra você, uma visita às montanhas nevadas rendem ao menos uma caminhada sobre a neve com vistas espetaculares e, claro, refeições fartas, com muito queijo e vinho.

7. Dirigir sobre o Viaduto de Millau

O Viaduto de Millau, projetado pelo renomado arquiteto inglês Norman Foster, passa por cima do Rio Tarn, no sudoeste da França. Dirigir sobre a imponente construção é garantia de belas vistas do vale. Vale a pena fazer pelo menos uma parada sobre o viaduto para apreciar a paisagem e tirar algumas fotos.

8. Ver o Festa das Luzes de Lyon

São muitos os festivais na França, mas se fosse destacar apenas um deles certamente seria a Festa das Luzes de Lyon, geralmente realizada na primeira semana de dezembro. A cidade se transforma por centenas de instalações de luzes, que podem ser admiradas com um copinho de vin chaud na mão (uma espécie de quentão). Para fechar a noite com chave de ouro, dá ainda para jantar em um dos muitos excelentes restaurantes de Lyon, considerada a capital gastronômica da França.

9. Respirar fundo nos campos de lavanda da Provence

Entre as encantadoras praias da Côte D’Azur e os Alpes, está parte do que compõem o charme da França: a Provence. Por lá, o bom clima durante boa parte do ano faz com que a produção agrícola seja exuberante, com destaque para os campos de lavanda, também chamada de “ouro azul”. Durante o verão, quando a paisagem fica toda lilás e o cheirinho da flor está por todos os cantos, também é quando acontecem festivais de música e de dança. Combo perfeito para aquelas férias tranquilas, revigorantes… e muito perfumadas.

10. Passar uma noite intramuros no Monte Saint-Michel

Monte Saint-Michel, na Normandia, é um desses lugares mágicos que encantam até os turistas mais viajados. Seja pela bela Abadia que ocupa o topo da vila medieval ou pelo incrível fenômeno da maré no Canal da Mancha, o Monte Saint-Michel é uma atração única e imperdível na França. O que poucos sabem, no entanto, é que é à noite, quando boa parte dos turistas se vão, que Monte Saint-Michel se revela ainda mais apaixonante. A arquitetura, já linda de dia, se mostra ainda mais misteriosa com os contorno da noite. Caminhar pelas ruas escuras ao luar proporciona uma experiência emocionante.


Já viveu alguma dessas experiências? Qual já entrou na sua lista de coisas para fazer na França? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção