Única cordilheira do Brasil é o novo destino turístico de Minas Gerais
Única cordilheira do Brasil é o novo destino turístico de Minas Gerais
A Serra do Espinhaço, única cordilheira do Brasil que fica em Minas Gerais, passa a integrar a lista dos principais destinos de natureza do país. Localizada entre o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, o local chamado também de “Cordilheira do Espinhaço” teve o projeto turístico lançado hoje na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, e tem tudo para atrair turistas não apenas do estado como do país inteiro.
Novo destino de natureza em Minas Gerais
O novo destino turístico mineiro inclui inúmeros atrativos e roteiros das cidades de Grão Mogol, Itacambira, Caçaratiba (distrito de Turmalina), Cristália e Botumirim. Cada município terá uma importância na estruturação e desenvolvimento do destino.
A Serra do Espinhaço é reconhecida pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera. A região conta com atrativos como as riquezas naturais, parques estaduais, cachoeiras, espécies endêmicas – encontradas apenas na região -, sem contar a hospitalidade e gastronomia mineira, artesanato local, e a cultura local.
Há ainda, produtos e serviços turísticos direcionados ao ecoturismo, turismo de aventura, cicloturismo, observação de aves, turismo histórico-cultural, turismo náutico, turismo pedagógico e turismo de base comunitária.
“Projetos como esse demonstram o grande potencial do turismo em Minas Gerais, onde encontramos atrativos únicos. Com quase 90% de sua extensão localizada em território mineiro, a ‘Cordilheira do Espinhaço’ atravessa três diferentes biomas, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga, quando se aproxima da Bahia. Por essa razão, possui uma biodiversidade imensa, além de câni
ons, lagos, rios e cachoeiras que constituem paisagens inesquecíveis e exuberantes”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira.
Ainda estão previstas iniciativas de programas de apoio do Sebrae Minas para divulgação do turismo e estímulo ao surgimento de novos negócios, como hotéis, restaurantes, entre outros.
Eu achei a iniciativa muito legal! E você, também vai querer viajar para Minas Gerais para conhecer o novo destino turístico? Comente e participe!