Nasa e Boeing se unem para lançar aeronave comercial sustentável
Nasa e Boeing se unem para lançar aeronave comercial sustentável
Reduzir as emissões de carbono e todo o impacto ambiental gerado pelos voos comerciais. Esse é o principal objetivo do projeto da Nasa em parceria com a Boeing para construir uma aeronave de corredor único e baixo consumo de combustível.
O projeto Demonstração de Voo Sustentável (SFD, em inglês) da Agência Espacial Americana busca criar uma nova geração de aviões sustentáveis. E a Boeing foi a escolhida para “construir, testar e pilotar uma aeronave de demonstração em grande escala e validar tecnologias destinadas a reduzir as emissões”, segundo comunicado da Nasa.
Ao longo de sete anos, a Nasa vai investir US$ 425 milhões. O projeto tem custo total estimado em US$ 725 milhões e o restante do dinheiro será investido pela Boeing e outros parceiros.
Mais tecnologia, menos emissão de gases
A aeronave de demonstração que vai ser construída em escala real é baseada no conceito ‘Transonic Truss-Braced Wing’, que deve resultar em uma redução de consumo de combustível e emissões de até 30% em relação às aeronaves de corredor único.
Atualmente, os aviões de corredor único (como Boeing 737 MAX e a família do Airbus A320) respondem por quase metade das emissões da aviação mundial.
O conceito Transonic Truss-Braced Wing envolve uma aeronave com asas extralongas e finas no alto da fuselagem estabilizadas por suportes diagonais. Assim, o avião queimaria menos combustível por criar menos arrasto.
O primeiro voo de teste da aeronave experimental está programado para ocorrer em 2028, com os voos comercias acontecendo dois anos depois. “Se formos bem-sucedidos, poderemos ver essas tecnologias em aviões que o público levará aos céus na década de 2030”, disse Bill Nelson, administrador da Nasa.
O que acharam do novo modelo da aeronave? Será que daqui 7 anos já estaremos viajando nele? Só de reduzir as emissões em 30%, já é uma ótima notícia!