logo Melhores Destinos

Michelin premia restaurantes argentinos – e nós estivemos em alguns deles

Camille Panzera
01/12/2023 às 22:38

Michelin premia restaurantes argentinos – e nós estivemos em alguns deles

Na busca por restaurantes de excelente qualidade ao redor do mundo, o Guia Michelin realizou a sua primeira edição na Argentina, com uma premiação na última sexta-feira e que estarão no Guia a partir de 2024.

A premiação, que reúne restaurantes de boa qualidade ao redor do mundo, incluiu as cidades argentinas de Buenos Aires e Mendoza. Nessa edição, a Michelin premiou 7 restaurantes nas duas cidades, 6 deles com uma estrela e um deles com duas estrelas, e ofereceu o prêmio Bib Gourmand a 7 restaurantes, além de ter recomendado outros 57, 42 deles em Buenos Aires e 7 em Mendoza.

Como funciona o Guia Michelin

A Michelin reconhece de diferentes formas a qualidade dos restaurantes através de alguns princípios, entre eles a qualidade dos ingredientes servidos nos restaurantes, o sabor dos pratos, a personalidade da cozinha e sua consistência. Dessa forma, os inspetores do prêmio, que são pessoas anônimas e possuem 25 nacionalidades distintas, desembarcam nas cidades que farão parte do Guia Michelin para experimentar seus restaurantes. Os próprios inspetores pagam a conta do restaurante e após suas avaliações podem reconhecê-los com estrelas, menções, estrelas verdes (prêmio de sustentabilidade) e o Bib Gourmand (restaurantes com boa relação custo-benefício).

Quanto às estrelas, prêmio mais cobiçado da gastronomia mundial, o restaurante pode receber entre uma e três estrelas. Ser premiado com estrelas é um enorme prestígio e o sonho de muitos chefs ao redor do mundo. A premiação é bastante difícil e reconhece o esforço dos restaurante e chefs.

Premiação Michelin em Buenos Aires

Reconhecido com duas estrelas em Buenos Aires:

  • Aramburu, do chef: Gonzalo Aramburu (Buenos Aires)

Reconhecido com uma estrelas:

  • Don Julio, chef Guido Tassi (Buenos Aires)
  • Zonda Cocina de Paisaje, chef: Augusto García (Mendoza)
  • Casa Vigil, chef Ivan Azar (Mendoza)
  • Brindillas, chef Mariano Gallego (Mendoza)
  • Azafrán, chef Sebastián Weigandt (Mendoza)
  • Trescha, chef Tomás Treschanski (Buenos Aires)

Premiados com estrelas verdes – prêmio entregue pelo compromisso com a sustentabilidade:

  • Casa Vigil (Mendoza)
  • Anchoita (Buenos Aires)
  • Crizia (Buenos Aires)
  • Zonda Cocina de Paisaje (Mendoza)
  • El Preferido (Buenos Aires)
  • Riccitelli Bistro (Mendoza)
  • Don Julio (Buenos Aires)

Menções especiais:

  • Premio Michelin de Sommelier: Martín Bruno – Don Julio, Buenos Aires

Premio Michelin Jóven Chef:

  • Tomás Treschanski – Trescha, Buenos Aires

Restaurantes premiados com o Bib Gourmand (boa relação custo-benefício)

  • Bis Bistro (Buenos Aires)
  • Reliquia (Buenos Aires)
  • Anafe (Buenos Aires)
  • Mengano (Buenos Aires)
  • República del Fuego (Buenos Aires)
  • Caseros (Buenos Aires)
  • La Alacena Trattoria (Buenos Aires)

Os restaurantes que visitamos em Buenos Aires recentemente

Nessa última semana fizemos uma viagem gastronômica pela Argentina e pudemos conhecer alguns dos restaurantes premiados e mencionados no Guia Michelin 2024. Confira abaixo as nossas dicas!

Don Julio, Buenos Aires – uma estrela

Conhecido restaurante de parrillas, o Don Julio é um grande sucesso de Buenos Aires e reafirmou sua qualidade com sua estrela do chef Guido Tassi. A casa é famosa pelos cortes de carne de excelente qualidade, já reconhecido em outros prêmios e pelo uso de ingredientes naturais frescos. Além da estrela pela gastronomia, o sommelier do restaurante também foi premiado com uma estrela, então essa combinação não pode dar errado.

Estivemos no Don Julio esse fim de semana e a experiência foi muito positiva. O atendimento de toda a equipe foi atencioso, o ambiente interno era charmoso e o clima familiar. Como fiquei em dúvida de qual carne queria, minha atendente me levou até a parrilla para mostrar cada um dos cortes e suas diferenças. Outro fato interessante é que próximo do restaurante existe uma horta comunitária que o restaurante cuida e doa boa parte dos alimentos.

As carnes “a la parrilla” incluem cortes como entrecot, ojo de bife, bife de chorizo e bife de lomo. Já os vinhos servidos na casa, todos de origem argentina, datam desde 1938. A cava do restaurante, que pode ser visitada, é enorme e é possível fazer uma experiência sensorial para entender as texturas dos vinhos em boca.

O restaurante realmente é bem famoso e tem longas filas na porta, mas como eu já tinha reserva não foi preciso esperar. No entanto, essa não é a experiência de muita gente, que acaba aguardando por algumas horas na fila. Para diminuir a espera, um fato que chama a atenção, é que os clientes que aguardam do lado de fora do restaurante, sempre costumam receber espumantes e petiscos! A dica é realmente garantir sua reserva com antecedência!

Casa Vigil, Mendoza – uma estrela

Casa Vigil é o restaurante da Bodega El Enemigo, um projeto de Alejandro Vigil, o chefe de enologia da Catena Zapata, esse ano reconhecida como a melhor vinícola do mundo) e também da Bodega El Enemigo, esse ano reconhecida como a 10a melhor vinícola do mundo. Estivemos no restaurante na última semana e realmente nos surpreendemos. O restaurante fica dentro da casa de Vigil, que inicialmente convidava alguns amigos para desfrutar de boa comida e bebida. Posteriormente, decidiu abrir o restaurante, que está inspirado na Divina Comédia de Dante. O restaurante é amplo, tem uma horta própria, está cercado por vinhedos, em um espaço lindíssimo em Mendoza.

A cozinha do chef Ivan Azar mistura elementos tradicionais da cozinha argentina com técnicas menos óbvias. Tudo isso, acompanhado dos vinhos de excelente qualidade da Bodega El Enemico. Vigil se tornou uma celebridade no meio da gastronomia e enologia e com enorme simplicidade caminha entre as mesas dos restaurante tirando foto com os clientes.

El Preferido (Buenos Aires) – estrela verde

O El Preferido é um clássico da cidade, mas que nos últimos anos mudou de dono, o que também mudou o rumo e o conceito do restaurante. Ele pertence ao mesmo chef do Don Julio, Guido Tassi, e é um restaurante espetacular para quem quer provar uma excelente milanesa em Buenos Aires. Não é em vão o sucesso do local, o cuidado do restaurante vai dos ingredientes à mesa.

Com horta e charcuteria próprias, o El Preferido além de servir uma excelente milanesa, tem pratos e acompanhamentos com ingredientes frescos e de excelente qualidade. O bom preparo dos pratos não se limita apenas à milanesa e inclui toda a gama de entradas, salames e também os sorvetes, que são deliciosos!

A ambientação e decoração do restaurante é linda, com direito a ladrilhos hidráulicos e flores ao longo do animado balcão, que sempre está cheio de clientes.

Riccitelli Bistro (Mendoza) – estrela verde

O Riccitelli Bistro é o restaurante da vinícola Riccitelli, um restaurante com uma localização linda, pertinho dos parreirais e com vista para a Cordilheira dos Andes. A ideia que muitos têm da Argentina é de uma gastronomia voltada sobretudo para as carnes e nesse restaurante, o chef Juan Ventureyra busca mostrar sua gastronomia baseada na uso de ingredientes naturais e frescos, saídos direto da própria horta da vinícola. Experimentamos o menu degustação, harmonizados com os vinhos da vinícolas e adoramos a experiência. O serviço foi excelente, o lugar é lindo e a comida realmente foge do óbvio e sobressalta os ingredientes da horta, em composições que explodem de sabor.

Leia também: que moeda levar para a Argentina – dicas de câmbio em Buenos Aires


E você, o que achou dessa seleção? Já esteve em algum restaurante de Buenos Aires? Compartilhe com a gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção