URGENTE: Itapemirim suspende temporariamente suas operações aéreas
URGENTE: Itapemirim suspende temporariamente suas operações aéreas
Acabamos de receber um comunicado da Itapemirim Transportes Aéreos informando que a empresa está suspendendo temporariamente todas as suas operações. Segue o texto na íntegra:
Atualizado em 18/12/21
“ITA suspende temporariamente todas as suas operações
O Grupo Itapemirim informa que, por iniciativa própria, suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a ITA, no início da noite desta sexta-feira (17) para uma reestruturação interna.
A decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já foi informada da decisão.
A ITA lamenta os transtornos causados e afirma que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da ANAC.
A companhia orienta os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br.
A companhia irá dedicar o máximo esforço para, em breve, retomar seus voos.
O Grupo Itapemirim informa também que essa decisão não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim, cujas operações seguem normalmente.”
Em novo comunicado divulgado neste sábado (18/12), a ITA informou que:
O Grupo Itapemirim informa que tem trabalhado arduamente em conjunto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações. A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para a reacomodação de passageiros impactados.
A prioridade para reacomodação em voos de outras companhias tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa. Os demais passageiros com viagens de ida e volta, que se encontram em sua cidade de domicílio, serão atendidos prioritariamente com reembolso total dos valores pagos.
A ITA informa que neste sábado havia 30 voos programados com diversas origens e destinos no Brasil.
A companhia orienta os passageiros com viagens programadas a partir de hoje que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. Todos os passageiros devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br ou diretamente com sua agência de viagem.
Mais uma vez, lamentamos os transtornos causados. A ITA reafirma seu compromisso de prestar toda assistência aos passageiros, conforme prevê a resolução 400 da ANAC. A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível.
A Anac também soltou um comunicado:
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi informada, por volta de 18h, pela empresa aérea Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), nesta sexta-feira (17/12), sobre a suspensão temporária das operações no Brasil devido a uma restruturação interna. A Agência determinou que a empresa aérea preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre cancelamento de voos e reacomodações, bem como garanta o reembolso das passagens aéreas comercializadas, cumprindo as regras da Resolução ANAC 400, de 2016.
A ANAC recomenda, ainda, que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A ANAC orienta que os passageiros também recorram à plataformaConsumidor.gov.br.
A segurança das operações aéreas é prioridade da Agência. Devido à paralisação das operações da empresa, a ANAC suspendeu o seu Certificado de Operador Aéreo (COA).
Por fim a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) também se pronunciou:
“A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lamenta a suspensão temporária das operações da Itapemirim Transportes Aéreos e está à disposição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para colaborar com a coordenação do atendimento aos passageiros da companhia”.
Lamentamos a decisão, tão próxima ao Natal e aos festejos de final de ano, quando muitas famílias aproveitam para viajar, se reencontrar ou descansar. Estamos na torcida para que os passageiros consigam ser realocados em voos de outras companhias, muito embora a equação seja difícil pois os voos já estão com ocupação bastante elevada.
O texto será atualizado assim que tivermos novidades.