Quer morar na Itália? Essas lindas cidades pagam metade do aluguel para quem tem trabalho remoto!


Quer morar na Itália? Essas lindas cidades pagam metade do aluguel para quem tem trabalho remoto!
A pandemia de Covid-19 tornou muito comum a modalidade de trabalho remoto, que aqui no Brasil chamamos carinhosamente de home office. Ter a liberdade de trabalhar de qualquer lugar sempre foi o sonho de muita gente. Agora imagina poder trabalhar de uma bela cidade italiana e ainda receber uma ajuda para isso. Iniciativas de duas cidades italianas podem tornar esse sonho realidade. Segundo matéria da CNN, as cidades de Santa Fiora, na Toscana, e Rieti, na região do Lácio, vão custear até 50% do aluguel de qualquer pessoa que se mudar para trabalhar remotamente por no mínimo 2 meses. A iniciativa tem o objetivo de incentivar as pessoas a se mudarem para lugares com baixa densidade populacional e desenvolver a economia dessas regiões.
Santa Fiora
Com uma população de pouco mais de 2.500 habitantes, o vilarejo medieval de Santa Fiora é uma cidadezinha pacata que fica na reserva natural Monte Amiata e recentemente instalou internet de fibra ótica de alta velocidade como parte da estratégia de atrair novos moradores.
O valor dos alugueis na região fica entre 300 e 500 euros por mês, valor que com o voucher de 200 euros oferecido pela administração da cidade pode chegar a 100 euros mensais. Os contratos são de 2 a 6 meses de permanência. Há também uma ajuda de custo para quem tiver filho durante a estadia. O bônus é pago em dinheiro no valor de 1.500 euros para cada bebê.

Santa Fiora
Para receber o pagamento, os interessados que se mudarem precisarão apresentar um comprovante de sua ocupação junto de um requerimento. Os dados serão encaminhados para o gabinete do prefeito e se estiver tudo certo, o reembolso será efetuado.
Rieti
Na cidade histórica de Rieti, na região do Lácio, mais próxima de Roma, a situação é bem parecida. A cidade também está oferecendo incentivo para pessoas se mudarem para lá devido à baixa população. Nas palavras da vice-prefeita Daniele Sinibaldi, “Os jovens continuam fugindo para Roma em busca de trabalho, então embarcamos em uma missão para atrair trabalhadores remotos que transformarão Rieti em seu escritório inteligente e assim vamos revitalizar nossa cidade”.
Quem preferir se mudar para Riete vai precisar comprovar sua ocupação, mas quem for freelancer basta fornecer uma descrição da atividade e tudo bem. Os aluguéis na cidade variam entre 250 e 500 euros. O voucher também é de 200 euros e pode ser usado em todo o território de Rieti, incluindo as aldeias rurais de Sant’Elia, Cerchiara e a estação de esqui de Terminillo. O reembolso é para estadias mínimas de 3 meses e os vouchers podem ser estendidos para além dos 6 meses.

Rieti
E aí, gostou? Se você se interessou por Santa Fiora, clique aqui. Se preferiu Rieti, clique aqui.