Israel planeja reabrir para o turismo no meio do ano
Israel planeja reabrir para o turismo no meio do ano
O governo de Israel se prepara para retomar o turismo até o meio do ano, início do verão. Esta é a perspectiva do Ministério do Turismo, que prepara ações para fortalecer o setor e atrair os viajantes.
“Graças às vacinas, começamos a ver a luz do dia, estamos preparando planos de trabalho sob medida e várias ferramentas para trazer de volta o turismo. Esperamos que nos próximos meses testemunhemos mais uma vez o tráfego de turismo, que é fundamental para o emprego e um motor importante na economia israelense”, destacou o ministro Amir Halevi.
Como todo o mundo, Israel foi atingido em cheio pela pandemia. O setor de turismo foi um dos mais afetados, com empresas sendo encerradas e desemprego. Para se ter uma ideia, com o lockdown e o fechamento das fronteiras, Israel registrou em 2020 uma queda 81% no número de turistas quando comparado com 2019.
No ano passado cerca de 850 mil viajantes conseguiram conhecer as belezas do país, principalmente nos meses que antecederam ao início da pandemia.
Para incentivar novamente o turismo o Ministério promete ações em 2021. “Iremos desenvolver o plano diretor para a indústria do turismo, sincronizando os projetos e criando uma abordagem a nível nacional. Em breve, encaminharemos as verbas para o financiamento de projetos às diversas autoridades que solicitaram. Já estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde em um plano de saída do setor de turismo,”disse o ministro.
Vale destacar ainda que Israel tem a vacinação contra Covid-19 mais robusta e rápida do mundo. Cerca de 20% da população, de 9 milhões de habitantes, já foi vacinada. O país registra 495 mil casos da doença e 3.689 mortes.