logo Melhores Destinos

Isla Saona vale a pena? Como é o passeio saindo de Punta Cana

Orseni Pequeno
05/11/2023 às 7:00

Isla Saona vale a pena? Como é o passeio saindo de Punta Cana

A proposta de serviços all inclusive, presente em grande parte dos resorts de Punta Cana, costuma encantar os turistas, que preferem, quase sempre, curtir as atividades do local, até para justificar o valor investido. Contudo, para quem deseja se aventurar para além dos muros dos hotéis, é possível realizar alguns passeios em Punta Cana. A visita à Isla Saona é o principal deles.

Aclamada por seu visual cinematográfico, a ilha não fica tão perto de Punta Cana e o passeio até lá costuma tomar um dia inteiro, com a maior parte do tempo gasto nos deslocamentos. Por isso, quando a questão é “vale a pena visitar a Isla Saona?”, até mesmo quem já conhece as belezas do lugar pode ter dúvidas na hora de recomendar o passeio.

Tive a oportunidade de visitar a Isla Saona em agosto de 2023 e compartilho com você, amigo leitor, a minha opinião – e todos os detalhes – sobre o passeio.

Sobre a Isla Saona

Com 110km² e localizada a 19km ao sul do continente, a Isla Saona é a maior ilha da República Dominicana e faz parte da província de La Romana (Punta Cana fica na província de La Altagracia).

A história conta que o nome Saona foi dado por Cristóvão Colombo, em sua segunda viagem às Américas, para homenagear um amigo da província italiana de Savona.

O local faz parte do Parque Nacional Cotubanamá (também conhecido como Parque Nacional do Leste) e, de acordo com o Ministério do Turismo da República Dominicana, recebe mais visitantes ao longo do ano que todos os outros parques nacionais do país juntos.

Para se ter uma ideia da enorme visitação, durante o passeio que fiz, o guia José contou que a ilha recebe entre 2 e 3 mil visitantes por dia, número muito maior que a quantidade de moradores de Saona – aproximadamente 500 pessoas.

O passeio até a Isla Saona

Para quem está em Punta Cana e deseja conhecer a Isla Saona, é fácil contratar o passeio diretamente com agências da região ou mesmo reservar ainda no Brasil, com a vantagem de pagar em reais e sem IOF do cartão. Em agosto de 2023, o preço por pessoa para o passeio em grupo variava de US$ 85 a US$ 90, dependendo da localização do hotel.

Como as embarcações para a ilha partem geralmente de Bayahíbe, localidade situada a cerca de 70 km de Punta Cana, as empresas passam cedo nos hotéis para buscar os turistas. Portanto, ao fechar o passeio, confirme o horário de partida para garantir que será possível tomar café da manhã ainda no hotel.

No meu caso, estava hospedado no Margaritaville Island Reserve Resort Cap Cana – que ofereceu o passeio – e o restaurante abria para o café às 7 horas. Com a saída programada para 7h30, consegui me alimentar antes de partirmos. Com um pouco de correria, mas consegui. 😁

Às 07h31, deixamos o resort – eu e o grupo que me acompanhava – em uma van. Até o nosso retorno, seriam 10 horas e 44 minutos, das quais 7 horas e 19 minutos tomadas em deslocamentos, em meios de transportes variados, e 3 horas e 25 minutos – menos de um terço do tempo – curtindo as atrações do passeio.

A van que nos buscou no resort.

O percurso na van foi curto, apenas 23 minutos até um posto de combustíveis, onde esperamos por quase meia hora até a chegada do ônibus que nos levaria a Bayahíbe.

Saímos do posto às 8h21. Cerca de 40 minutos depois, desviando um pouco da rota principal, chegamos no La Güira Café, aquele tipo de parada bem tradicional de passeios em grupo, com loja para compra de lembrancinhas – e há muitas opções por lá! – e lanchonete para quem perdeu o café da manhã no hotel.

O La Güira parece pequeno por fora, mas há um mundo lá dentro. É possível comprar desde as lembrancinhas tradicionais, como ímãs, chaveiros e bebidas locais, até roupas e acessórios, esculturas, pinturas, além de haver uma charutaria no local.

A parada no La Güira Café durou 25 minutos. De lá, foram mais 30 minutos até Bayahíbe, curtindo o belo visual dos canaviais que acompanham a Autopista del Coral.

A rodovia, aliás, é toda duplicada e muito bem conservada. Caso alguém se aventure a fazer o percurso Punta Cana/Bayahíbe em carro alugado, não deverá ter problemas. Só não esqueça de levar dinheiro extra, pois há um pedágio no caminho. E se informe também sobre estacionamentos em Bayahíbe. Quando fui, os ônibus ficaram parados em um local aberto, o que não é o ideal para veículos particulares.

Chegadas a Bayahíbe

Chegamos a Bayahíbe às 9h55. Já na praia, observando as embarcações que nos levariam até a Isla Saona, recebemos do guia José uma pulseira de entrada no Parque Nacional Cotubanamá e ficamos aguardando a chamada para ingressar na lancha.

Foram 25 minutos até a saída de Bayahíbe. Mas esperar, nesse caso, não foi nada ruim. A praia é linda! Aproveitamos o tempo apreciando o belo mar e, claro, tirando fotos.

Praia de Bayahíbe.

Já estava encantado com o mar de Bayahíbe e poderia tranquilamente ficar ali até o horário da volta. O que eu não sabia, porém, é que dali até a Isla Saona o visual só iria melhorar.

Fizemos a ida para a ilha em uma lancha. O deslocamento durou 1 hora e 20 minutos, mas metade desse tempo aproveitamos em uma parada nas piscinas naturais da praia Palmilla, outro ponto que, de tão belo, também poderia ser o destino final do passeio. 😅

Em nossa lancha havia um fotógrafo, que aproveitou a parada (e faria o mesmo na Isla Saona) para oferecer seus serviços. Não há um valor fixo pelas fotos, o profissional negociou individualmente com cada turista ao final do passeio. Caso queira algumas das fotos, a dica é pechinchar bastante, já que o preço começa nas alturas. Não esqueça que o pagamento é em dólar.

Os passeios em grupos costumam ser organizados em lanchas e catamarãs. Por padrão, se você for até a Isla Saona em uma lancha, volta de catamarã. E vice-versa. Da mesma forma, todos os turistas visitam as piscinas da praia Palmilla. Quem não visitar na ida, vai fazer uma parada por lá na volta.

Isla Saona

Depois de curtir as piscinas naturais de Palmilla, é chegada a hora de conhecer a Isla Saona. Foram 3 horas e 29 minutos desde a saída do resort até a ilha, o que poderia ser muito frustrante se a realidade não estivesse alinhada com a expectativa, mas não foi o caso. Saona entrega o que promete.

Desde a embarcação, a vista da ilha impressiona, com uma bela composição de cores que vai do azul do mar ao azul do céu, passando pelo branco da faixa de areia e o verde do coqueiral que se mistura com outras plantas nativas.

Ao pisar na ilha, parece que mesmo que você foi transportado para dentro de um filme. Ali eu vi, pela primeira vez, o Caribe como antes só tinha visto nas telas.

Logo após o desembarque, pegamos uma pequena trilha e fomos para um outro ponto da ilha, onde foi servido o almoço, já incluso no valor do passeio (somente algumas bebidas foram cobradas à parte).

Devo dizer, no entanto, que não repetiria o almoço se visitasse novamente a Isla Saona. E não é que estivesse ruim, longe disso. Apesar de simples, a comida estava muito boa, com várias opções de carnes. A questão, para mim, é que o tempo na ilha é curto – foram 2 horas e 45 minutos entre nossa chegada e a saída – e a parada para refeição acaba tomando minutos preciosos.

Obviamente, é preciso se alimentar em um passeio de dia inteiro, mas em outra oportunidade levaria algo para comer ainda na embarcação, ou mesmo em Bayahíbe, assim sobraria mais tempo para explorar a Isla Saona, algo que não consegui fazer.

De toda forma, o local em que ficamos era ótimo. Tinha chuveiros, sanitários, muitas espreguiçadeiras na faixa de areia e, o mais importante, a praia mais linda de todo o passeio. Então, apesar de não ter caminhado pela ilha como gostaria, consegui curtir bastante por lá.

Volta

Na volta para Bayahíbe, foram quase duas horas no catamarã, com música alta, dança e bebidas durante todo o trajeto. Eu preferia ter voltado de lancha 🤗 – até por ser bem mais rápido – mas, como expliquei antes, a troca de embarcação é um padrão nos passeios em grupo para a Isla Saona.

Saímos de Bayahíbe às 16h50. Sem mais paradas no caminho, o ônibus levou 1 hora até o posto de combustível onde a van nos aguardava. Dali até o resort, foram pouco mais de 20 minutos, finalizando o passeio às 18h15.

O mapa abaixo apresenta o trajeto completo que fizemos desde o Margaritaville Island Reserve Resort Cap Cana até Bayahíbe. Vale destacar que na volta não passamos pelo La Güira Café (ponto C).

Vale a pena visitar a Isla Saona?

Agora que você já conhece todos os detalhes do passeio, acha que vale a pena visitar a Isla Saona? 😬 Para mim, a resposta é sim! Mas tenho algumas ressalvas.

De fato, a Isla Saona é um lugar belíssimo, mas se você fizer o passeio como fiz – chega lá, almoça, vai no mar e volta pra casa – o local vai ser apenas mais uma praia em sua lista. E ainda que possa ser a mais bela das praias que você já visitou, ainda será só uma praia e terá tomado um dia inteiro da sua viagem e alguns reais da sua conta.

Senti falta de caminhar pela ilha, conhecer melhor o local. Por esse motivo, se tivesse a oportunidade de retornar à Isla Saona, tentaria organizar melhor o passeio para ter mais tempo na ilha, ou mesmo fazer um tour pelas praias, que parece ser mais interessante.

Nos passeios em grupo os ajustes são mais difíceis, mas, como mencionei antes, uma opção pode ser levar algum lanche e pular o almoço, o que certamente renderia ao menos 30 minutos a mais para curtir a Isla Saona.

Outra alternativa seria realizar um tour privativo, indo e voltando de lancha, por exemplo. Naturalmente, essa é uma opção mais cara, mas se você puder e quiser pagar, acredito que aproveitará mais e melhor a Isla Saona.

Por outro lado, se você não tem um perfil explorador, pode acabar se frustrando com o passeio, especialmente pelos longos deslocamentos e o pouco tempo na ilha. Nesse caso, optaria por ficar no hotel, especialmente se estivesse hospedado em um resort all inclusive. 😏


E você, faria ou não o passeio à Isla Saona? Se já teve a oportunidade de visitar o local, conta pra gente como foi a sua experiência.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção