Greve da Polícia Federal afeta aeroportos hoje
Greve da Polícia Federal afeta aeroportos hoje
Policiais federais de todo o país iniciaram hoje protestos nos aeroportos de todas as capitais, portos e fronteiras do país. A “operação padrão” deve dificultar o embarque e desembarque nos principais terminais, além dos entrepostos na fronteira, como Foz do Iguaçu.
O horário do protesto vai variar segundo o pico de cada aeroporto. “Cada um vai fazer no horário que tiver maior movimento”, disse Paulo Paes, diretor da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais).
Em Porto Alegre, a mobilização começou às 6h30. Já em Guarulhos, será a partir das 16h30 – à tarde, sai a maioria dos voos para EUA e Europa. Na semana passada, protesto semelhante causou filas de duas horas em Cumbica e atrasou 30% dos embarques internacionais. Muitos passageiros perderam voos.
Como forma de protesto, os policiais vão fiscalizar todo passageiro, carro e embarcação – geralmente, é por amostragem. Os grevistas orientam os passageiros a chegarem duas horas mais cedo que o normal. “É possível que haja um pouco de fila”, diz Alexandre Sally, presidente do sindicato em SP.
Os policiais federais reivindicam abertura de concurso público, melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira. A operação, chamada de “blackout” ou “quinta negra” pelos manifestantes já está causando atrasos nos aeroportos de Curitiba e Porto Alegre.
Com informações do G1, Folha de S. Paulo, Terra e IG