Lufthansa cancela 1,4 mil voos por greve de pilotos. Voos de longa distância podem ser afetados amanhã
Lufthansa cancela 1,4 mil voos por greve de pilotos. Voos de longa distância podem ser afetados amanhã
A companhia aérea alemã Lufthansa cancelou 1,4 mil voos por conta da greve de 35 horas dos pilotos, que começou hoje às 9 horas (horário de Brasília) com os trajetos de curta e média distância e vai afetar cerca de 200 mil passageiros. A Lufthansa tentará garantir 700 voos com a ajuda de pilotos voluntários e outras companhias aéreas. Os pilotos ampliarão a paralisação aos voos de longa distância a partir de terça-feira.
A companhia informou que cinco voos de amanhã (21/10) foram cancelados até o momento:
LH500 Frankfurt ao Rio de Janeiro
LH501 Rio de Janeiro a Frankfurt
LH504 Munique a São Paulo
LH506 São Paulo a Frankfurt
LH507 Frankfurt a São Paulo
A greve afeta aviões Airbus-A320 e Boeing 737 para trajetos curtos e médios e os Airbus A380, A340 e A330, assim como os Boeing 747, para voos de longa distância. Trata-se da oitava greve de pilotos da Lufthansa desde o início de abril. As paralisações custaram, até agora, à companhia de transporte aéreo cerca de 70 milhões de euros.
Lufthansa e suas filiais – Germanwings e Lufthansa Cargo – e o sindicato negociam desde o fim de março a reforma da aposentadoria antecipada à qual poderiam optar até agora os 5,4 mil pilotos.
Em sete estados da Alemanha começam hoje as férias escolares de outono e em outros dois as mesmas terminam, por isso a greve afeta especialmente às famílias que querem iniciar as férias ou as que retornam.