logo Melhores Destinos

Google Maps vai mudar a forma de calcular rotas para reduzir a poluição

Rafael Castilho
16/04/2020 às 15:19

Google Maps vai mudar a forma de calcular rotas para reduzir a poluição

O fast está fora de moda. A ideia agora é slow para tudo, onde o menos é mais. Muitas vezes, um caminho um pouco mais longo pode ser sustentavelmente melhor para o planeta do que aquele que chegamos mais rápido. Difícil de compreender? Esta é ideia do Google Maps que entrará de cabeça na luta pela preservação do Meio Ambiente nos auxiliando a poluir menos durante o nosso percurso.

A modalidade Green do Google Maps mostrará a rota alternativa mais sustentável calculando fatores como consumo de combustível, declive da estrada, aceleração e congestionamento de tráfego.

Além de poluir menos, estese percursos podem ter pouco acréscimo no tempo da viagem. “O que estamos vendo é que em cerca de metade das rotas, somos capazes de encontrar uma opção mais ecológica com pouca ou nenhuma perda de tempo”, disse Russel Dicker, diretor de produto do Google.

Nova tela do Google Maps. Fonte: CNN

É claro que o Google Maps Green não será uma imposição, o usuário é que fará a escolha se quer seguir pelo caminho tradicional mais rápido ou se quer seguir de uma forma mais sustentável, caso as duas opções estejam disponíveis. A versão “eco” do Google Maps será provavelmente identificada com uma folha verde e incentivará o comportamento responsável do usuário mostrando dados quantitativos bem interessantes: por exemplo, ao indicar uma rota rápida de 15 minutos e uma rota verde de 17 minutos, o Google sublinhará que a rota verde tem emissões médias de CO2 inferiores a 8%.

Infelizmente a nova função do Google Maps ainda não tem data para chegar por aqui. Primeiramente o sistema está sendo implantado nos Estados Unidos e a partir de junho, começará a alertar os motoristas em áreas da Alemanha, França, Holanda, Espanha e Reino Unido, antes de se espalhar para o mundo. Entretanto, mesmo não tendo o Google para te auxiliar, algumas pequenas atitudes diárias já podem contribuir com a preservação do planeta. Pense nisso!

Com informações do Google e CNN

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção