logo Melhores Destinos

Polêmica! Cidade italiana proíbe passeios gratuitos free walking tour

Leila Aisen
24/09/2020 às 11:14

Polêmica! Cidade italiana proíbe passeios gratuitos free walking tour

A prefeitura de Florença, um dos principais destinos da Itália, resolveu proibir os passeios turísticos gratuitos, conhecidos no mundo todo como free walking tours. A administração da cidade anunciou que vai multar quem for pego oferecendo o serviço de visita gratuita sem cobrança, apenas com uma contribuição voluntário no final.

Em nota, prefeitura disse que os guias “oferecem passeios pela cidade apresentados como experiências gratuitas, mas na verdade realizam um verdadeiro serviço de guia turístico ilegal”.

“Eles são anunciados online como serviços de oferta gratuita, realizados por particulares a favor de particulares ou grupos de pessoas, para apresentar a cidade numa perspectiva diferente da dos guias turísticos oficiais por meio de caminhadas, walking tours e discover tours. Na verdade, trata-se de atividade ilegal de guia turístico, que prejudica todo o setor e o próprio visitante”, justificou a direção da cidade, reconhecendo que por serem difundidos online esses passeios são difíceis de serem fiscalizados e multados.

Ainda segundo o comunicado da cidade de Florença, a falta de uma taxa fixa e apenas contribuições espontâneas no fim do tour seria uma forma de tentar disfarçar a atuação como guias turísticos. “Na verdade, o serviço configura a atividade de guia de acordo com a legislação regional (86/2016), são necessários cursos e exame obrigatório para obtenção do título de Guia e ingresso na profissão com emissão pela Comunidade de bilhete de identidade especial”.

Os free walking tour são oferecidos no mundo todo, inclusive no Brasil, como uma forma barata de conhecer melhor a cidade acompanhado de um morador e fugir dos tour tradicionais. Será que a cidade de Florença vai conseguir barrar as pessoas de fazerem os tours? Será que outras cidades do mundo vão começar a proibir o serviço?

E você? Gosta de usar free walking tour em suas viagens? Acha que devem ser livres ou que as cidades devem proibir ou regulamentar de alguma forma? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Com informações da Condé Nast e Mejores Destinos Argentina.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção