Festa da Uva de Jundiaí tem degustação de vinho grátis e outras atrações
Festa da Uva de Jundiaí tem degustação de vinho grátis e outras atrações
A Festa da Uva de Jundiaí é sem dúvida um dos eventos mais tradicionais da cidade e, de volta ao calendário após dois anos, trouxe muitas novidades para os visitantes, com atrações voltadas para toda a família.
Como bom jundiaiense, obviamente fui conferir todos os detalhes da 38ª edição da Festa da Uva e da 9ª edição da Expo Vinhos, que acontecem juntas no mesmo local, o Parque Comendador Antônio Carbonari, mais conhecido como Parque da Uva. E já posso dizer: vale a pena o passeio!
Agora em 2023, uma das novidades é que a Festa da Uva vai acontecer em quatro finais de semana, um a mais do que nos últimos anos. Começou em 12 de janeiro e vai até 5 de fevereiro no interior de São Paulo.
Festa da Uva de Jundiaí
Preciso dizer que a Festa da Uva de Jundiaí é um evento que nos remete aos antigos costumes, a viajar no tempo e conhecer algumas tradições dos imigrantes italianos que viviam na cidade (apenas uma pequena demonstração, claro), a conhecer a história da produção de uva através de fotos e participar da tradicional pisa da uva – um dos antigos processos da produção do vinho.
Como é de se esperar, a uva é a grande estrela do evento. Aliás, a Festa da Uva de Jundiaí é a celebração do surgimento da uva niágara rosada na região, uma mutação natural da uva niágara branca, feito que aconteceu há 89 anos e foi motivo de comemoração. Portanto, nada mais comum que a uva niágara rosada seja a mais vendida e a mais encontrada na Festa.
O que fazer na Festa da Uva
Como disse lá no começo, esse é um evento bem familiar, perfeito para levar as crianças. O espaço kids, aliás, tem bastantes brinquedos, tudo gratuito.
A entrada na Festa da Uva, vale ressaltar, é de graça. E quem quiser pode passar algumas horinhas lá sem gastar nada, afinal, tem degustação de vinho e outros produtos também gratuitamente. Mas duvido que você não vai querer experimentar a coxinha de queijo (um clássico da cidade) e outras delícias.
Vinhos e uvas
A Festa da Uva é dividida em três pavilhões e outras áreas. Ao passar pela portaria principal do Parque da Uva, o passeio começa pelo Espaço Bem-Vindo, onde já encontramos as uvas premiadas colhidas nos vinhedos da cidade, além do espaço que traz uma encenação da época dos colonos, cuja ideia é transportar os visitantes para uma colônia italiana de cultivo de uvas.
Na Vila dos Vinhos, como o próprio nome diz, estão os produtores rurais de vinhos e sucos de uva da cidade. Nos 12 expositores, os visitantes poderão provar diferentes tipos de bebidas, como vinhos e licores, tudo de graça! Uma dica para quem for passar o dia na festa é experimentar um pouco, curtir outras atrações e voltar depois para provar outras bebidas.
Após os vinhos, chegamos ao Pavilhão das Frutas – é hora de provar e comprar as uvas dos produtores locais. Para se ter uma ideia, uma caixa com 5 kg de uva custava em média R$ 30. Achei um preço justo e, posso comprovar, a uva estava uma delícia!
Cervejas e outros produtos
A ideia da Festa da Uva sempre foi promover os produtores locais, e na área do Deguste Jundiaí isso fica muito claro. De um lado, encontramos diferentes vendedores de comida com produtos como queijo, charcutaria, pães e doces – novamente, tudo com degustação grátis.
Do outro lado, quem comanda o local são os produtores de cerveja que fazem parte da Rota Turística de Cerveja Artesanal de Jundiaí – são mais de 10 expositores com chopes como pilsen, ipa e, claro, o chope de vinho (que particularmente não gosto, mas muita gente pedia).
Área Kids
O Espaço Bambino, voltado para as crianças, estava lotado na hora que visitei, pouco depois do almoço. Não era para menos: eram vários brinquedos infláveis e brinquedos como pula-pula, touro mecânico, escorregador e outros.
Essa área, que tinha também uma praça de alimentação, era mais voltada para as crianças maiores. Já os menorzinhos aproveitaram melhor as brincadeiras do Palco Ribas, localizado logo na entrada principal do Parque da Uva, com monitores que ajudavam os pequenos a se divertirem no pula-pula e com outras brincadeiras manuais.
O que comer?
Já falamos das bebidas, mas chegamos a outra parte boa da festa: a comida! Para começar, já vou deixar minha principal sugestão aqui para quem não é da cidade – e a Festa da Uva recebe muitos visitantes de São Paulo e outras cidades do estado.
Estando em Jundiaí, não deixe de provar a famosa coxinha de queijo, considerada patrimônio imaterial da cidade. É uma delícia (apesar de eu preferir ainda a de frango com requeijão cremoso) e não tem nada a ver com a bolinha de queijo, antes que alguém questione.
Mas o salgado é só uma entradinha, né? Na hora do almoço, não vão faltar opções dentro ou fora da Área Deguste, a enorme praça de alimentação do parque. Tem massas (lasanha, nhoque, macarrão), frango com polenta (meu preferido), lanches e muito mais!
Para comer tudo, já aviso, é preciso ir mais do que uma vez – e já estou pensando quando vou voltar para provar o que fiquei com vontade, como a costela de chão da foto abaixo.
Shows, danças típicas e outras atrações
Durante todo o dia, os visitantes se deparam em todo o parque com diversos e diferentes shows. No palco principal, externo, os shows costumam acontecer já à noite, mas tem muitas outras apresentações dentro dos pavilhões e também fora.
Mas nada se compara ao momento da tradicional pisa da uva, quando os visitantes fazem fila para… pisar a uva! Sim, é isso mesmo! Ao som de músicas italianas, todos entram em uma enorme tina cheia de uvas para imitar como antigamente se produzia o vinho – apesar que esse método ainda é raramente usado em algumas regiões para fazer determinados tipos de vinho.
Vale dizer que todos lavam os pés antes e depois do processo, e a atração é realizada aos sábados e domingos às 14 horas. Se você resolver encarar a experiência, depois me diz como foi, porque acabei passando minha vez e fiquei apenas assistindo (e tirando fotos).
A Festa da Uva de Jundiaí ainda reúne um espaço de artesanato e cada dia do evento traz um encontro: quando fui, estava rolando um Encontro de Fuscas. Ainda terá uma parada de Opalas, passeio de jipes, encontro de motos e carros antigos. Confira a programação completa no site.
Tem ainda o Espaço Samba – Futebol e Cerveja, com mais produtores de cerveja (fora de Jundiaí), uma loja com produtos do Paulista, o time da cidade, e shows de samba e pagode.
Festa da Uva de Jundiaí – vale a pena?
Por ser de Jundiaí, posso dizer que conheço bem a Festa da Uva e fiquei feliz em ver como a festa deste ano foi bem montada e realizada, priorizando os produtores locais e com muitos shows bons durante todo o dia.
É um ótimo passeio para quem é da cidade, mas também para quem mora na região. Jundiaí fica a cerca de 50 km de São Paulo, um caminho curto para quem está pensando em fazer algo diferente no fim de semana.
Seja para almoçar, passear com as crianças à tarde ou curtir a noite tomando um vinho, ou um chope, digo que vale muito a pena ir conhecer a Festa da Uva. Ou, no meu caso, voltar com a minha família para experimentar mais um chope, ver minha filha se divertindo nos brinquedos e comer algo que fiquei com vontade da primeira vez.
38ª Festa da Uva e da 9ª Expo Vinhos de Jundiaí
- Data: de 12 de janeiro a 5 de fevereiro
- Horários:
Sextas-feiras: das 18h às 22h
Sábados: das 10h às 22h
Domingos: das 10h às 21h - Local: Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva) – Av. Jundiaí s/n
- Entrada gratuita. Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível.
E você, já conhece a Festa da Uva de Jundiaí ou ficou com vontade de visitar? Deixe seu comentário!