Etihad Airways compra 49% da Alitalia
Etihad Airways compra 49% da Alitalia
O calvário da Alitalia, que há meses convivia com o risco de falência, parece ter chegado ao fim. A Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou a compra de 49% do capital da empresa italiana. O acordo foi anunciado hoje pelas duas empresas, após vários meses de negociações.
“Alitalia e Etihad Airways confirmam um acordo sobre os termos e as condições da operação pela qual a Etihad Airways comprará uma participação de 49% da Alitalia”, afirma um comunicado.
As duas empresas finalizarão nos próximos dias os detalhes do acordo, que precisa ser aprovado pelas autoridades de concorrência dos países.
A Alitalia tem uma grande dívida e enfrenta graves dificuldades financeiras. O administrador delegado da empresa, Gabriele del Torchio, advertiu no início do mês sobre a necessidade de uma reestruturação ‘complexa e dolorosa’, para a qual não via nenhuma outra alternativa.
O plano poderia significar o corte de 2.200 postos de trabalho de um total de 12.800 funcionários, segundo Del Torchio.O ministro italiano dos Transporte, Maurizio Lupi, advertiu na segunda-feira aos sindicatos que existiam apenas duas opções: “o plano de reestruturação da Etihad ou o abismo”.
O valor da transação não foi anunciado, mas o ministro citou um investimento inicial da Etihad de 560 milhões de euros, aos quais seriam adicionados 690 milhões nos próximos quatro anos para “desenvolver e renovar a frota”. Tomara que Alitalia recupere o brilho que já teve e possa investir em novos voos e aviões para o Brasil.
Informações da agência France Press e dica do leitor Walmir Girardi