Home office! Espanha terá visto para nômades digitais
Home office! Espanha terá visto para nômades digitais
A Espanha deve ser o próximo país europeu a facilitar a entrada de estrangeiros que trabalham em home office. Depois de meses de debates, o Parlamento espanhol aprovou a Lei das Start-ups, que incluem em seu texto o novo visto de entrada para nômades digitais. Agora a proposta do governo segue para a análise do Senado.
A nova lei facilitará a entrada e moradia, em solo espanhol, de nômades digitais que têm parte de seus ganhos no exterior. Como ainda falta a aprovação total e futura regulamentação há muitos detalhes desconhecidos da nova regra, mas no texto aprovado está previsto uma redução da carga tributária e possibilidade de fixação de residência na Espanha de até 4 anos. Os ganhos mensais comprovados para os requerentes do visto espanhol de nômade digital deve girar em torno dos 2.000 euros, sendo que 80% deve vir de receitas no exterior.
Com a futura implementação do visto para nômade digital a Espanha se igualará a outros países europeus, onde a nova regra já está em vigor, como Estônia, Chipre, Croácia, Grécia, etc. O último deles foi Portugal, onde o novo visto já pode ser pedido desde o fim do mês passado. Veja as regras do novo visto para nômade digital em Portugal.
A expectativa do governo espanhol é que a nova lei seja aprova e regulamentada até o fim deste ano.