logo Melhores Destinos

Perigo! Conheça os 10 destinos na Europa onde você corre mais risco de ficar doente

Rafael Castilho
22/04/2023 às 7:00

Perigo! Conheça os 10 destinos na Europa onde você corre mais risco de ficar doente

Viajar é sinônimo de alegria, prazer e horas de paz e diversão, certo? Ninguém sai de casa pensando em passar momentos ruins ou até de doença, mas todos nós estávamos suscetíveis a ter problemas. Somos humanos, não é? Eu viajo bastante e já passei por problemas leves de intoxicação alimentar, mas o mais grave foi em Cusco, no Peru, que juntou comida ruim com a alta altitude. Ficar doente é sinônimo de perda de passeios e gastos inesperados, por isso sempre é bom ter o seu seguro de viagem.

Para ajudar e alertar os turista, a Forbes realizou uma vasta pesquisa e descobriu quais são os destinos europeus onde as pessoas mais relataram ter adoecido. Neste Top 10 a maioria é de cidades praianas, onde devido ao calor, festas, banhos de mar, aglomeração e comilanças, os casos de doenças são mais frequentes. Veja abaixo os 10 destinos na Europa que há mais relatos de doença.

Confira os 10 destinos europeus onde os viajantes mais adoecem:

Destino Nota Postagens citando doenças % Água da torneira potável
1º Benidorm, Espanha 26,4 2.323 4,50% SIM
2º Londres, Inglaterra  21,7 4.211 2,74% SIM
3º Sunny Beach, Bulgária 21,5 470 2,77% NÃO
4º Paris, França 19,4 4.182 2,75% SIM
5° Tenerife, Espanha
19,3 1.700 3,17% SIM
6º Menorca, Espanha  13,0 404 3,18% SIM
7º Maiorca, Espanha 12,3 1,550 2,52% SIM
Roma, Itália 12,1 2.210 2,19% SIM
9º Zante, Grécia 11,3 479 2,87% SIM
10º Mykonos, Grécia 11,2 281 2,95% SIM

1. Benidorm

Com seus hotéis em arranha-céus e ampla extensão de praias no Mar Mediterrâneo, Benidorm atrai milhares de turistas por ano. É uma das praias mais populares da Espanha. O local também é muito frequentado por jovens que buscam entretenimento e se animam nos bares e casas noturnas deste balneário. Apesar da água da torneira ser potável, os relatos de intoxicação alimentar e outras doenças são altos. De acordo com o levantamento da Forbes, dos cerca de 52.000 posts do Tripadvisor relacionados ao destino, consideráveis 4,5% relataram algum problema. Um número bem menor quando comparamos com o primeiro destino onde os turistas mais ficam doentes no mundo, que é Punta Cana, na República Dominicana.

2. Londres

Entre o TOP 10 dos destinos europeus onde os turistas ficam mais doentes, apenas três não são cidades de praia e Londres é uma deles. Conhecida por sua vida cosmopolita e agitada, famosa por sua história e vida social, a capital inglesa aparece em segundo nesta lista. Não sabemos se o problema é causado pelo tradicional fish ‘n’ chips ou a “bela” gastronomia britânica, mas apesar das rigorosas leis de higiene alimentar de Londres e da água potável, das 153.409 postagens do Tripadvisor deixadas por viajantes, 4.211 (2,74% do total) estavam relacionadas a doenças e intoxicação alimentar.

3. Sunny Beach

Esta é a praia mais popular da Bulgária. Ao norte de Varna, Sunny Beach concentra hotéis, resorts, bares, parque de diversão, restaurantes, etc. Estive lá e fiquei surpreendido pela infra-estrutura espalhada nos 5 quilômetros de costa voltada para Mar Negro. Um bom lugar para passear nuns dias ao sol relaxando. Entretanto, a água da torneira não é potável e pode estar ligada aos casos de intoxicação relatados em cerca de 3% das avaliações no Tripadvisor.

4. Paris

A segunda cidade mais visitada do mundo aparece na quarta posição dos destinos europeus onde os turistas ficam mais doentes. Por ano cerca de 20 milhões de turistas passam por Paris, uma das cidades mais românticas da Europa. São mais de 150 mil avaliações deixadas na plataforma do Tripadvisor, destas 4.182 (2,75% do total) relataram algum problema de saúde. Espero que o relato não tenha sido de nenhum casal em lua de mel, imagina que azar!

5. Tenerife

Das primeiras cinco posições desta lista, três são destinos de praia. Fechamos o TOP 5 com Tenerife, esta ilha espanhola no Oceano Atlântico é muito procurada por turistas no ano todo devido ao clima quente e suas belas praias e resorts. A água da torneira por lá é potável, mas 1.700 postagens relataram intoxicação alimentar ou algum outro problema de saúde quando passaram pelo arquipélago.

Metodologia da pesquisa

O pessoal da Forbes analisou milhares de publicações no TripAdvisor que destacavam as casos como de ‘salmonela’, ‘gastroenterite’ e ‘intoxicação alimentar’. Com os dados obtidos foram feitos cálculos de quais destinos tinham o maior número de postagens nas quais os visitantes relatavam ter adoecido.

Uma das causas mais comuns de doenças em viagens é pelo consumo de água contaminada. Mesmo onde a água da torneira é identificada como segura para beber, fatores como o teor mineral da água e diferentes processos de tratamento ainda podem causar algum desconforto estomacal. Portanto, também foram considerado dados do conselho de especialistas do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) sobre o consumo de água da torneira ou engarrafada em cada destino. Por fim, o NHS Fit for Travel (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido colaborou para que a Forbes obtivesse dados sobre o número de vacinas aconselhadas antes de viajar para cada destino.

O que achou da lista? Já teve algum problema de saúde em destes destinos na Europa? Conte para a gente nos comentários logo abaixo. 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção