Chuvas no RS! Aeroporto de Porto Alegre segue fechado e aéreas oferecem remarcação e reembolso sem custo
Chuvas no RS! Aeroporto de Porto Alegre segue fechado e aéreas oferecem remarcação e reembolso sem custo
As fortes chuvas e as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul levaram ao fechamento do aeroporto de Porto Alegre para pousos e decolagens pelo menos até o próximo dia 10 de maio. Com isto a Gol, Latam e a VoePass anunciaram que todos os voos partindo ou chegando a capital gaúcha estão cancelados até o final da sexta-feira, 10/05. Já a Azul cancelou todas as viagens até as 23h59 de quinta-feira, 09/05.
Se você foi afetado com os cancelamentos, saiba que é possível remarcar o voo impactado ou pedir o reembolso sem multa, diferença tarifária e outras taxas. A alteração da passagem aérea pode ser feita pelo site ou nos outros canais de comunicação da companhia aérea.
Veja mais detalhes:
A ABEAR destacou que as empresas aéreas estão oferecendo flexibilidade aos passageiros e realizando o transporte solidário de profissionais para ajudar no resgate das vítimas. Além disso, estão coordenando com entidades de assistência social o transporte de doações para a população atingida.
Ainda não há uma previsão de reabertura do aeroporto, que teve as pistas e os acessos inundados pela água e está com o terminal de passageiros fechado.
Outros aeroportos do Rio Grande do Sul também foram afetados
Vale destacar que a Gol também cancelou os voos para Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo (RS) e Chapecó (SC). Já na Latam as operações em Caxias do Sul e Passo Fundo continuam, mas a companhia destaque que é importante checar aqui o seu status do voo antes de seguir para o aeroporto.
Como ajudar?
O governo gaúcho reativou como canal de doações a conta “SOS Rio Grande do Sul”. As pessoas podem ajudar doando dinheiro, via PIX, pelo número do CNPJ da Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul: 92.958.800/0001-38 – a conta é vinculada ao Banrisul.
“Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário das vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios.
Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.”
Dados para doação
Pix: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.
Vaquinha online
Outra opção disponível é doar para a Vakinha online chamada “Maior Campanha Solidária do RS”.
“O Instituto Vakinha, o Pretinho Básico e o Badin Colono se juntaram para criar a maior campanha solidária do Rio Grande do Sul. Vamos arrecadar fundos para ajudar as famílias, escolas, abrigos e entidades assistenciais que sofreram com as chuvas fortes.”
Para incentivar as doações, os participantes concorrem a R$ 15 mil. O número da sorte é recebido a partir de R$ 25 de doação.