logo Melhores Destinos

Conecte SUS: tudo sobre o aplicativo que funciona como passaporte de vacina dos brasileiros

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
22/05/2021 às 6:00

Conecte SUS: tudo sobre o aplicativo que funciona como passaporte de vacina dos brasileiros

O Conecte SUS é o novo aplicativo do Ministério da Saúde que promete funcionar como um passaporte de vacina para brasileiros, mas de forma opcional. A ideia é que os imunizados contra a covid-19 e outras doenças como a febre amarela tenham o certificado com dados da vacinação no celular, assim facilitando o controle nas viagens. Saiba a seguir tudo sobre ele: como funciona, como baixar, e muito mais!

Conecte SUS

Em linha com o que vem sendo conversado no mundo, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Conecte SUS, que será utilizado também pelo Ministério do Turismo como um certificado digital internacional de vacinação para viajantes. Neste primeiro momento o app é válido apenas em território brasileiro.

Segundo o Ministério do Turismo, o uso não será obrigatório. “Defendemos a liberdade de cada cidadão brasileiro a optar ou não por se imunizar contra a covid-19, sendo contrário a qualquer medida discriminatória com aqueles que decidirem não tomar a vacina. Entretanto, diante de um número crescente de países que tem adotado o “certificado de vacinação”, identificamos no aplicativo Conecte SUS uma forma de comprovar a vacinação nos destinos estrangeiros que precisam da informação para autorizar a entrada de turistas, caso da União Europeia, e a exemplo da exigência da vacina da Febre Amarela em destinos como o Peru, Costa Rica, Bahamas, China, Austrália, entre outros”, disse o Ministério do Turismo em nota ao Melhores Destinos.

Passaporte de vacina do Brasil

A ideia é que futuramente o Conecte SUS reúna todas as informações para o viajante comprovar que está vacinado contra o novo coronavírus no exterior. Comenta-se que os sistemas seriam integrados com outros países, e que um QR Code fornecido pelo aplicativo seria a solução do dilema, mas ainda não foram oficializados detalhes de como vai funcionar isso na prática.

“Quando as recomendações e especificações forem oficializadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto à exigência de comprovante de vacinação, haverá divulgação e suporte para esclarecimento de dúvidas”, informou o Ministério da Saúde.

Como funciona o app Conecte SUS

O aplicativo Conecte SUS oferece a opção de visualizar o seu Certificado Nacional de Vacinação com dados da Covid-19. “No app o usuário pode inserir todas as informações das vacinas, desde que tenha tomado as duas doses no caso do novo coronavírus’, completa a nota do Ministério da Saúde.

Para visualizar o Certificado Nacional de Vacinação é necessário usar o Conecte SUS, onde dá para imprimir ou salvar seu certificado no smartphone, inclusive na wallet do aparelho. O viajante poderá dispor da versão do documento em formato PDF ou imprimir em papel.

Há também o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, este que deve ser emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conforme as especificações da OMS, tomando por base as informações de vacinação já registradas no Conecte SUS. Ele também aparece em formato PDF, podendo ser guardado no smartphone ou impresso em papel.

Baixando no celular

O aplicativo Conecte SUS está disponível tanto para dispositivos com sistemas Android ou iOs. Baixar é de graça e muito simples, basta procurar por ele na loja de aplicativos do seu celular. Fique atento para não cair em golpes, pois o app oficial aparece enviado pelo Governo do Brasil, como você pode ver abaixo.

O app não é pesado e o download é feito rapidinho. Após o download, você verá algumas mensagens de Boas-vindas e um breve resumo dos serviços que vai encontrar nas telas seguintes.

Então na tela inicial do aplicativo, você terá de criar uma conta e entrar com o seu CPF e senha. Na tela seguinte você já pode consultar o que quer ver: vacinas, exames, medicamentos, validar QR Code…

Você também administra um perfil próprio com os seus dados pessoais, registros e contatos, transplante de órgão, doação de sangue, notícias e outros serviços disponíveis. Então na tela principal tem acesso às informações que desejar.

Vale a pena?

O aplicativo Conecte SUS tem uma proposta muito interessante, já que reunir essas informações em um único lugar realmente parece mais inteligente do que ficar carregando papéis – que podem se perder facilmente durante a viagem.

Contudo, muito coisa ainda não ficou clara, como quais vacinas serão aceitas e o que exatamente é uma prova de vacinação. Portanto, quando você finalmente for se vacinar, guarde cada pedaço de papel que receber como comprovante.

Com as restrições de viagem para o exterior, ainda não sabemos como o Conecte SUS vai funcionar. Por enquanto, vale bastante a pena ir baixando o aplicativo e inserindo suas informações de vacinas exigidas em viagens internacionais. Qualquer novidade atualizaremos aqui.


E você, já fez seu cadastro no Conecte SUS? O que achou do aplicativo? Comente e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *