logo Melhores Destinos

Já começou a temporada de baleias no Litoral Norte de São Paulo. Saiba como vê-las!

Daniel Akstein Batista
26/04/2024 às 15:15

Já começou a temporada de baleias no Litoral Norte de São Paulo. Saiba como vê-las!

Quem visitar o litoral norte de São Paulo nos próximos meses vai poder aproveitar mais do que suas belas praias. A temporada de baleias chegou mais cedo esse ano e já é possível ver de perto esses cetáceos na região.

As baleias jubarte passam o verão nas águas geladas da Antártida e depois nadam mais de 5 mil km para passarem o inverno no litoral brasileiro. As águas mais quentes do nosso litoral são propícias para o animal ter seus filhotes.

A temporada brasileira de observação de baleias costuma ir de maio a setembro, mas elas resolveram aparecer antes por aqui. As primeiras jubartes foram vistas em Ubatuba em 12 de abril e depois no sul de Ilhabela no último dia 21.

Nos últimos anos a presença das baleias tem sido cada vez mais constante. Em 2018, 41 jubartes foram avistadas em São Sebastião e Ilhabela. Esse número foi para 101 em 2019, 158 em 2020, 214 em 2021, 178 em 2022 (a única queda no período) e, no ano passado, 787.

“Nossa hipótese é que, como as águas da região estavam mais quentes que o normal no inverno passado, as baleias em reprodução ficaram por aqui, o que constatamos com a presença de muitas mães com filhotes. Isso pode ter sido a causa delas encostarem mais aqui e não passarem direto para a Bahia”, justifica Julio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista.

Regras para ver a baleia

As baleias jubarte são em geral dóceis e acrobáticas, e sempre encantam os turistas que fazem questão de vê-las assim que elas chegam ao nosso litoral.

A observação das baleias virou uma atração turística no litoral norte durante o meio do ano. Na temporada de avistamento, os turistas saem ao mar em lanchas e barcos que são cadastrados para tal finalidade e que devem ser reservados para o passeio (veja mais detalhes no site do Circuito Litoral Norte).

Foto divulgação MTur

Há algumas regras que devem ser respeitadas nessa época: só é permitido o máximo de duas embarcações por cada grupo de baleias, podendo ficar no local por até 30 minutos e se aproximar no máximo 100 metros do animal.

No Canal de São Sebastião, quando uma baleia é avistada, um alerta vermelho é emitido, para que todas as embarcações fiquem em alerta e diminuam a sua velocidade. “Estamos trabalhando para garantir que o turismo de avistamento de baleias seja uma experiência enriquecedora e sustentável para nossos visitantes, além de refletir positivamente na economia do município”, afirma Adriana Augusto Venhadozzi, secretária de Turismo de São Sebastião.


Você já viu uma baleia antes? Eu ainda não tive essa experiência e gostaria de um dia poder vê-las de pertinho. E você? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção