Tem coragem? Passeio noturno grátis por Cemitério da Consolação faz sucesso em São Paulo – veja como participar!
Tem coragem? Passeio noturno grátis por Cemitério da Consolação faz sucesso em São Paulo – veja como participar!
Se você curte um rolê diferentão e cheio de história, vai adorar fazer o passeio noturno no Cemitério da Consolação, em São Paulo! A próxima edição do evento ocorrerá nesta sexta-feira (23/02), mas, infelizmente, os ingressos já se esgotaram. A boa notícia é que o passeio é realizado mensalmente, então já coloca um alerta aí para não perder o próximo! Devido à alta demanda, os ingressos são limitados a 130 participantes por passeio.
O tour é organizado pela administradora do local, Consolare, em parceria com o projeto “O que te assombra?” e o Reconheça São Paulo. O objetivo é contar a história e o legado de diversas personalidades importantes e modernistas que estão sepultadas por lá.
Durante o passeio, conduzido por Thiago de Souza, idealizador do “O que te assombra?”, e pela historiadora Viviane Comunale, os visitantes tem a oportunidade de visitar os túmulos de ilustres personalidades que desempenharam papéis significativos na história do Brasil e da cidade de São Paulo.
Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de repouso, ele é um museu a céu aberto, repleto de histórias cativantes e figuras notáveis que ajudam a contar a história da cidade.
Entre os nomes presentes no cemitério, destacam-se Luís Gama, poeta e jurista conhecido como patrono da abolição da escravidão; Líbero Badaró, médico, jornalista e patriarca da Imprensa Livre; e três membros do grupo dos modernistas: a pintora Tarsila do Amaral e os poetas Mário e Oswald de Andrade.
Durante o passeio, os visitantes conhecem ainda os milagreiros (santos populares) Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith e protagonistas de lendas e cenas urbanas marcantes, como os irmãos “dos Reis”, envolvidos no triste episódio do crime do Castelinho da Rua Apa, e Dona Yayá, milionária que viveu em um manicômio particular após sofrer interdição psiquiátrica.
O Cemitério da Consolação fica na rua da Consolação, 1660, no bairro da Consolação. O passeio é gratuito, mas pode haver uma doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso online – você pode acompanhar o anúncio das próximas datas pelo Instagram @oqueteassombra. Ah, vale lembrar que, em caso de chuva, a visita será cancelada.
Quer receber dicas, notícias e promoções de viagem em primeira mão? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e aproveite tudinho!