logo Melhores Destinos

Compra da MAP pela GOL é aprovada sem restrições pelo CADE

Leonardo Cassol
03/01/2022 às 9:26

Compra da MAP pela GOL é aprovada sem restrições pelo CADE

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a aquisição da companhia aérea regional MAP Transportes Aéreos pela GOL sem qualquer restrição. O negócio havia divulgado pelas empresas em junho de 2021. A decisão será definitiva 15 dias a partir de sua publicação, que ocorreu no dia 30 de dezembro, não havendo recurso de terceiros.

A MAP, cuja marca deixará de existir, tinha rotas para destinos regionais nas regiões Sul e Sudeste, além de voos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O negócio foi fechado por R$ 28 milhões. Na ocasião, a GOL assumiu ainda cerca de R$ 100 milhões de compromissos financeiros da MAP.

“Esta aquisição foi um passo importante da nossa estratégia de expansão de malha e capacidade, à medida em que buscamos revitalizar a demanda por viagens aéreas de lazer e a negócios. Assim, a companhia está investindo ainda mais no mercado de transporte aéreo regional com destaque para a região Amazônica, apoiando o desenvolvimento econômico local e fortalecendo as nossas operações no Aeroporto de Congonhas”, destacou Paulo Kakinoff, presidente da GOL, ao divulgar a aquisição da MAP.

Sobre a MAP

Fundada em 2011, a MAP chegou a ser a quinta maior empresa aérea brasileira, com uma frota de sete aeronaves ATR com 70 assentos que operavam em rotas da região amazônica a partir de Aeroporto de Manaus e nas regiões Sul e Sudeste a partir de Congonhas, o maior aeroporto doméstico do país.

O que a MAP acrescenta à GOL

A efetivação da aquisição reforçou a liderança da GOL em Congonhas, com a adição de 26 voos diários, um acréscimo de cerca de 10% no número de frequências. Isso permitiu a empresa atender novos destinos partindo da capital paulista, com aeronaves maiores.

A GOL terá aviões regionais?

Não. A GOL afirmou que preserva a estratégia de frota única para atender essas novas rotas de forma sustentável e econômica. Substitui os ATRs da MAP por jatos que já possui da Boeing.

Além disso, a Gol mantém uma parceria com a VoePass para atender destinos regionais com aeronaves de menor porte.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção