Brasília deve ganhar novos voos internacionais com redução de imposto sobre querosene de aviação!
Brasília deve ganhar novos voos internacionais com redução de imposto sobre querosene de aviação!
Uma importante notícia para quem mora em Brasília, e na Região Centro-Oeste, como um todo. O Governo do Distrito Federal publicou um decreto que oferece desconto progressivo nas alíquotas de querosene de aviação para as companhias que operarem rotas internacionais partindo do aeroporto internacional de Brasília a partir de 2019.
O ICMS cobrado hoje sobre o querosene de aviação para voos domésticos é de 12% no Distrito Federal, e pode cair para 7%, dependendo da quantidade de voos internacionais da companhia no aeroporto. São Paulo, por exemplo, cobra 25% de ICMS. Já os voos internacionais continuam com imposto sobre querosene zerado.
O benefício será gradual a partir de 14 voos semanais, com 11% de cobrança, sendo reduzido a até 7% a partir de 28 voos.
A medida deve levar ao lançamento de novos voos internacionais das companhias Latam, GOL e Avianca, que mantém grandes centros de operações (hubs) na capital federal, já que o combustível é um dos principais itens de custo das empresas aéreas.
O Estado deverá abrir mão de cerca de R$ 50 milhões de receita por ano com o benefício, mas que deve ser compensado, segundo o Governo, com os investimentos e demais volumes de negócio que essas rotas agregam à economia do DF.