logo Melhores Destinos

Reportagem revela que Biden estuda liberar a entrada de brasileiros nos Estados Unidos

João Goldmeier
João Goldmeier
18/03/2021 às 16:21

Reportagem revela que Biden estuda liberar a entrada de brasileiros nos Estados Unidos

Segundo a rede de notícias norte-americana CNBC, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estaria cogitando reabrir as fronteiras americanas para diversos países, dentre eles o Brasil.

A reabertura ocorreria a partir de meados de maio, quando a vacinação por lá estiver mais amplamente disseminada. Porém, o assunto não é consenso: membros da força tarefa de combate ao Covid-19 americana expressaram preocupação com a introdução de novas cepas nos Estados Unidos, enquanto outros lembraram que os viajantes teriam que apresentar testes negativos para Covid-19.

No primeiro momento a abertura seria limitada aos países limítrofes, México e Canadá. A liberação dos voos vindos do Reino Unido, Europa e Brasil dependeriam da análise dos dados da pandemia nestes locais, algo que seria revisado semanalmente.

Entenda o caso

Em maio do ano passado os Estados Unidos impuseram uma restrição para impedir a entrada de viajantes que tivessem passado pelo Brasil nos últimos 14 dias. Brasileiros não estavam proibidos de entrar, apenas não de forma direta, o que acabou inviabilizando as viagens para a maioria das pessoas.

Em novembro começaram as notícias de que o governo americano estava considerando suspender tais restrições, o que acabou não se confirmando. No apagar das luzes do governo Trump o levantamento foi autorizado, para em seguida ser reintroduzidas pelo governo Biden.