Blog da semana: Matraqueando
Blog da semana: Matraqueando
Viagens econômicas, com dignidade e mala de rodinhas. Com essa proposta, o blog Matraqueando – nossa indicação da semana – arrebanhou muitos viajantes em busca de novas experiências. Já são quase 700 artigos que promovem o debate e a inclusão no universo turístico através de soluções inteligentes para o leitor. São textos pensados em quem busca uma leitura agradável ou quer montar seu roteiro de forma independente e criativa, cheio de dicas mão-de-vaca e seus devidos momentos de extravagância. Para começar a desvendar o blog vá diretamente ao post O que se aprende com uma viagem um preâmbulo para o sucesso de qualquer passeio.
O Matraqueando é um site profissional – criado e editado pela jornalista Sílvia Oliveira, Mestre em Turismo pela Universidad de Las Palmas de Gran Canária (Espanha) e doutoranda em Psicologia da Comunicação. Sílvia escreve sobre viagens há mais de 10 anos com reportagens publicadas em diversos jornais brasileiros. Há quatros anos resolveu levar essa experiência para a Internet e compartilhar suas dicas e roubadas. Ficou bastante conhecido quando outros blogueiros começaram a divulgar um dos posts mais acessados do blog até hoje: Os sete pecados capitais do turista.
O Matraqueando produz, ao mesmo tempo, informação e diversão. Existe uma proposta clara de fidelizar o cliente com reportagens segmentadas e interação com o leitor. O carro chefe do blog hoje é a série Europa a 50 euros por dia que engloba oito países – Alemanha , Espanha , França , Grécia , Holanda , Inglaterra , Itália e Portugal – atrai inúmeros leitores ávidos por conhecer o velho continente sem gastar muito.
“Essa previsão de gasto requer empenho e dedicação por parte do turista. Não existe milagre, pegadinha nem letrinha pequena no rodapé da página. Vai ter que evitar táxi, optar por hospedagens franciscanas, comer o menu do dia, ir ao supermercado, não comprar bugiganga e, preferencialmente, viajar na baixa temporada”, completa Sílvia.
O Matraca News, como é chamado carinhosamente pela jornalista, só fala de lugares onde esteve, independente de releases ou notas oficiais. O internauta
poderá se abastecer de dicas culturais, reportagens sobre roteiros e séries completas sobre diversos destinos, entre eles Argentina , Santiago e Atacama e Paraná, estado onde Sílvia nasceu e mora até hoje. Todo o processo de leitura é acompanhado por fotos que proporcionam uma compreensão privilegiada do contexto turístico.
Com quase 800 mil visitas e cerca de 1,5 milhão de pageviews desde a fundação do site, o Matraqueando se firma como referência em informação turística, sendo citado em livros da área, revistas e jornais especializados.
Um dos diferenciais é que o blog paga todas as contas de viagem. Não aceita cortesias de hotéis, restaurantes, companhias aéreas, operadoras ou agências de viagens. Não recebe comissão de ninguém nem estabelece relações comerciais em troca de espaço jornalístico no blog. Nenhum serviço sugerido é publicidade disfarçada.
Com fácil navegação, o Matraqueando oferece uma completa ficha de destinos no cabeçalho do blog. Além disso, existem seções fixas que facilitam a busca do leitor:
Série Europa a € 50 por dia – Guia com dicas para aproveitar o velho continente com economia sem perder a dignidade.
Expedição Brasil Express – Projeto que busca valorizar as viagens nacionais.
Matraca’s Utility – Relação de serviços essenciais para o viajante desde como tirar o visto, alugar apartamento no exterior ou quais vacinas são necessárias.
Matraca na Cozinha – Receitas simples do dia a dia da autora do blog, humanizando a relação entre a jornalista e seu leitor.
Rádio Matraca – Podcasts de um minuto que falam de vários destinos.
TV Matraca – Reportagens em vídeo, em formato pocket, com estréia prevista para setembro.
Guia Personalizado – Serviço oferecido pelo site para quem quer elaborar um roteiro sob encomenda.
O Matraqueando divulga, ainda, séries que são publicadas exclusivamente no twitter (www.twitter.com/matraqueando), como “70 dicas de programas grátis no Chile”. Vale a pena acompanhar!