Banco do Brasil deixará de oferecer pontos por compras na função débito

Por
29 · jun · 2015       8:18

Os clientes do Banco do Brasil estão recebendo uma má notícia com a fatura deste mês: o fim dos pontos para compras no cartão de débito. O banco oferece 0,5 ponto por dólarl nas compras com débito e é o único no país a oferecer pontos na modalidade.

Segundo o comunicado, a mudança ocorrerá no dia 22 de agosto de 2015, mas para os clientes que possuam os cartões Ourocard Platinum, Grafite, Infinite, Black e Nanquim as novas regras entrarão em vigor somente a partir de 01/01/2016.

Vale destacar que a emissão de pontos nas compras na função crédito, pagamento de contas e investimentos no banco continuam inalteradas.

Apesar de ser uma notícia ruim, o impacto sobre os clientes deve ser mínimo. Isso porque o BB já havia praticamente extinto os benefícios dos pontos no débito ao reduzir de 1 para apenas 0,5 ponto por dólar gasto. No câmbio atual, é necessário gastar R$ 6,20 para conseguir um ponto, o que torna a opção muito desfavorável. A perda real só ocorrerá nos casos, cada vez mais raros, em que a compra não pode ser feita na função crédito do cartão.

Agradecemos a dica dos leitores Geovani Miranda, Daniel Gadelha e Jocemar Murari.