Azul cria ponte aérea Recife – Fernando de Noronha, mas suspende vendas para atender clientes impactados
Azul cria ponte aérea Recife – Fernando de Noronha, mas suspende vendas para atender clientes impactados
A Azul anunciou hoje a sua malha aérea para Fernando de Noronha que será implementada durante o período de restrições para pousos e decolagens de jatos na pista do aeroporto do arquipélago. Apenas rota Recife – Noronha será mantida. Entre os dias 12 e 31 de outubro, a companhia manterá suas três operações diárias regulares em cada sentido e ainda vai adicionar outras duas ligações extras para compensar a menor capacidade dos aviões.
Os voos serão operados com aeronaves turbo-hélice ATR 72-600, que podem transportar até 70 passageiros, bem menos do que os jatos da Embraer, que levavam até 136 passageiros.
Além da menor capacidade, os turbo-hélices ATR possuem menor autonomia e não são capazes de ligar Campinas a Fernando de Noronha, rota que a Azul opera, mas terá que suspender até que o aeroporto seja novamente liberado para jatos comerciais.
Horários dos voos em outubro
Confira a programação de voos da Azul para o período de 12 a 31 de outubro.
Vendas de passagens para viajar até janeiro estão suspensas
A Azul destacou que o embarque dos clientes com bilhetes já emitidos é a principal prioridade neste momento. Por conta disso, vai suspender a venda de novas passagens aéreas para o destino em viagens até 31 de janeiro de 2022. A comercialização para voos nesse período só será retomada após o atendimento de todos os clientes com bilhetes em mãos.
A Azul ressaltou ainda que segue trabalhando com o Governo de Pernambuco, administração da Ilha e do aeroporto, para garantir apoio a todos esforços que já estão em curso para a melhoria da infraestrutura no local. A companhia apoia a decisão da Agência e vai continuar trabalhando durante todo o processo de alteração da operação e de melhoria da infraestrutura da pista de Fernando de Noronha, que já foi iniciada.
A empresa destaca, ainda, que esta operação especial é uma medida tomada pela Azul para atender os clientes com viagens ainda no mês de outubro. Nos próximos dias, a nova malha para os meses subsequentes, com capacidade adicional, será anunciada.
Clientes com viagem programada para Fernando de Noronha devem confirmar sua reserva com antecedência, já que provavelmente haverá alterações nos voos.
E quem tem voo com a Gol?
A Gol informou por meio de nota que a decisão vai impactar as operações da empresa no destino, que hoje conta com dois voos diários entre Recife e Fernando de Noronha, operados com jatos Boeing 737, que serão proibidos de pousar na ilha a partir de 12 de outubro.
Como a empresa não possui equipamentos turbo-hélice, é provável que os voos sejam completamente suspensos no período. Outro cenário seria a eventual utilização de aviões ATR 72 da parceira VoePass, mas isso seria complicado, já que hoje esses aviões estão comprometidos com a operação de voos regionais em São Paulo e no Norte do Brasil.
A companhia destacou que entrará em contato com seus clientes e moradores da ilha com passagens emitidas com destino ou partida de Fernando de Noronha para as tratativas de acomodação, crédito ou cancelamento. E orientou os clientes a entrarem em contato com a sua central de atendimento.