Empresa de Elon Musk quer levar internet rápida para aviões em breve
Empresa de Elon Musk quer levar internet rápida para aviões em breve
A internet das aeronaves poderá ter alta velocidade em breve! A SpaceX, do bilionário Elon Musk, anunciou que vai lançar o Starlink Aviation – serviço que promete elevar as conexões via satélite a bordo a até 350 Mb/s, com latência de até 20 ms. O lançamento ocorrerá no ano que vem e a operação será iniciada por aeronaves selecionadas e equipadas com o Aero Terminal.
A maioria dos aviões já possui serviço de internet, algumas companhias liberam acesso aos passageiros, enquanto outras vendem à parte. A grande novidade aqui está na velocidade, algumas possuem apenas 10 Mb/s e utilizam comunicação com o solo, ou seja, não funcionam quando a aeronave está sobrevoando o oceano. Outros aviões já utilizam sistemas de satélite, que funciona ao sobrevoar o mar, mas a velocidade fica entre 30 Mb/s e 100 Mb/s.
Segundo a empresa, o Starlink Aviation poderá sustentar a conexão para atividades que exigem um alto uso de dados, como jogos online e chamadas de vídeo. Também deverá funcionar em todos os momentos do voo: taxiamento, decolagem, voo sobre terra e mar, e pouso. Este deve ser um importante avanço na conectividade para o mundo da aviação.
“Como os satélites se movem na órbita terrestre baixa, eles sempre estão acima ou próximos, fornecendo um forte sinal em altas latitudes e regiões polares — ao contrário do que acontece com os satélites geoestacionários”, disse a empresa.
Hawaiian e JSX serão as primeiras a receberem o serviço
A americana JSX, que opera voos fretados no sudoeste dos Estado Unidos, realizou um teste em um trecho entre Burbank e San José, na Califórnia, para mostrar o serviço. Segundo o site Aviacionline, a velocidade da conexão atingiu 100 Mb/s. A empresa deseja começar a usar o Starlink Aviation ainda neste mês de outubro.
Já nos voos comerciais, a Hawaiian Airlines anunciou em abril a sua pretensão de instalar o novo serviço – segundo o diretor da empresa Avi Mannis eles ainda não haviam encontrado um sistema confiável e que desse conta de atender os passageiros nas rotas sob o Oceano Pacífico, mas parece que a solução chegou! O novo serviço de internet da companhia deve começar a operar em 2023 e não haverá custo adicional para que os passageiros utilizem.
Com informações do Aviacionline
E aí?? O que você achou da novidade? Será que isso pode afetar de forma considerável o valor das passagens das companhias que utilizarão a nova tecnologia? Deixe a sua opinião nos comentários!