Como é voar na VietJet Air, a low cost do Vietnã
Como é voar na VietJet Air, a low cost do Vietnã
Fundada em 2007, a VietJet é a primeira companhia aérea privada do Vietnã. Com 53 destinos na Ásia, ela é comandada pela CEO Nguyen Thi Phuong Thao, que se tornou a primeira mulher milionária do país. A empresa vem crescendo bastante e é conhecida por suas ideias pra lá de criativas, como um uniforme opcional de biquíni para as comissárias!
O relato de hoje foi enviado pelo leitor Bruno Machado, que testou os serviços da companhia vietnamita. Embarque com ele e descubra o que a VietJet Air tem a oferecer além dos preços excelentes! (PS: Não, não esperem ver fotos das comissárias de biquíni :p ).
Boa leitura!
Introdução
Eu e minha esposa fizemos uma viagem recentemente ao Sudeste Asiático e China. Para não perdermos tempo com grandes deslocamentos, em alguns trechos decidimos recorrer as low cost (companhias aéreas de baixo custo) asiáticas, que possuem boa reputação e excelentes preços. Fizemos dois trechos com a VietJet Air: Phu Quoc/Vietnã para Ho Chi Minh (Vietnã) e um trecho internacional entre Ho Chi Minh e Hong Kong.
Ambas experiências foram ótimas. As aeronaves foram Airbus 320 nos dois trechos. A única diferença no trecho internacional foi a existência de revistas e venda Duty Free a bordo.
Vou relatar com mais detalhe nossa ida de Phu Quoc para Ho Chi Minh. As notas estão ajustadas tomando em consideração o fato de a VietJet Air ser uma low cost.
Compra
A compra das passagens foi muito tranquila. O site está todo em inglês e é fácil navegar. Como toda low cost, o preço da passagem é basicão. Você escolhe add-ons, como a escolha de assentos, embarque preferencial, seguro, bagagem despachada e refeições. A oferta de refeições incluem desde salgadinhos e bebidas até opções de almoço e jantar com pelo menos duas opções de pratos. Como o voo para Ho Chi Minh era curto decidimos apenas incluir a escolha dos assentos e uma bagagem de 20 kg. O preço total para os dois ficou em US$ 60,00.
Check-in
Check-in
O aeroporto da ilha de Phu Quoc cheira a tinta nova, parece que foi inaugurado recentemente, e como no Brasil, ainda tem uma ou outra área de “pendência”, mas no geral é limpo, moderno e de fácil orientação, com placas e direções em inglês e vietnamita.
Como Phu Quoc é um destino muito frequentado por russos, também há placas nesse idioma. No embarque há redes locais, asiáticas e ocidentais (Burguer King) e algumas lojas de produtos típicos da ilha (pérolas, óleo de coco, café, pimenta).
Uma das agradáveis surpresas, assim como em outros voos que fizemos pela Ásia, é que o check-in foi rápido e eficiente, sem filas. No entanto, aconselhamos que as pessoas verifiquem bem certinho o peso das bagagens de mão e despachadas, pois isso é aferido de forma minuciosa e a VietJet cobra pelo peso extra como em outras low costs. O aeroporto tem balanças no saguão de forma a evitar embaraços na hora do check-in.
O embarque foi feito remotamente e em menos de 10 minutos o avião estava praticamente completo. De fato saímos alguns minutinhos antes do horário previsto.
Cabine
Cabine
O avião era um Airbus A-320 na configuração clássica de duas seções com três assentos cada (6 poltronas por fileira). Os assentos das primeiras fileiras contam com mais espaço para as pernas e podem ser adquiridas como suplemento na hora de comprar a passagem.
Apesar da aeronave aparentar ser antiga, os assentos estavam limpos, os bancos eram revestidos de couro e o conforto era similar a outras companhias que utilizam esse equipamento.
Não achei os assentos muito apertados, mas imagino que pessoas muito altas possam ficar desconfortáveis.
Entretenimento
Entretenimento
O entretenimento é sempre a parte mais prejudicada nas companhias low cost. Havia revistas da própria companhia aérea em inglês, mas nada de filmes ou outras opções. Como o voo para Ho Chi Minh era muito curto, cerca de 40 minutos, não sentimos falta. Agora no voo de três horas e meia para Hong Kong, alguma opção a mais de entretenimento seria bem-vinda.
Serviço de Bordo
Serviço de bordo
No quesito alimentação, havia um menu com diversas opções de bebidas e lanches, alem de refeições propriamente ditas. Interessante notar que eles sempre dispõe de opções ocidentais e chinesas, além das ofertas locais. Há bebidas alcoólicas para venda.
Outra coisa que achamos interessante, e que já havíamos visto em um voo da Air Asia, é a oferta de souvenires da companhia aérea. Minha esposa achou alguns itens bem “fofinhos”, mas acabamos não levando nada, pois não tínhamos dongs (moeda do Vietnã) suficientes. Aliás, esse é outro ponto: o serviço de bordo só aceita cash em dongs ou dólares, ou na moeda local do país de chegada.
Comissários e equipe de solo
Um ponto que tenho que destacar é o impecável atendimento dos comissários da companhia aérea. Primeiramente todos os anúncios são repetidos em um inglês claro e minucioso, muito diferente das leituras de nossas companhias, que as vezes é ininteligível. Além disso, tivemos algumas dúvidas sobre o menu e sobre a chegada e as comissárias foram super simpáticas, falando um inglês claro.
Programa de Fidelidade
De acordo com o site oficial da VietJet Air, a companhia não possui programa de fidelidade, como muitas low costs.
Conclusão
A chegada ao aeroporto de Ho Chi Minh se deu de forma tranquila. O desembarque foi feito em finger e as orientações e placas sinalizavam bem onde teríamos de buscar nossas bagagens.
Um aviso: no aeroporto de Ho Chi Minh há checagem dos comprovantes das bagagens, e o passageiro só é liberado após apresentar o comprovante e o passaporte, portanto guardem bem os recibos de despacho.
No geral, recomendamos a VietJet Air. Não se pode esperar mais de uma low cost e é um meio eficiente e barato de se locomover pelo Vietnã e pelos países vizinhos.
—
Agradecemos ao Bruno pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br
Nota final.
VietJet Air
Phu Quoc - Ho Chi MinhVoo VJ 324