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Como é voar com a TAAG de Angola para o Brasil

Como é voar com a TAAG de Angola para o Brasil

LAD Luanda
GRU São Paulo
DT 745
Avião Boeing 777-300
Classe Econômica
Poltrona
Data 02/11/2016
Partida 23:50
Chegada 04:50
Duração
Por
3/11/2016 às 15:32

Hoje publicamos uma avaliação do leitor Leandro Aragonez, brasileiro que mora em Luanda (Angola), e que recentemente voou com a TAAG.

É uma avaliação muito interessante para quem aproveitou ou quer aproveitar a super promoção para várias cidades na África que a companhia está promovendo desde a semana passada.

Agradecemos ao Leandro pelo super oportuno review!


Fala, pessoal!

Sou o Leandro Aragonez, brasileiro, e atualmente moro em Luanda, em Angola (e vale aproveitar para dizer que é um país fantástico, com recursos naturais incríveis, como cachoeiras, praias, rios, deserto, montanhas).

Vi recentemente as passagens aqui no MD em promoção para a África e vi alguns comentários sobre a preocupação em voar com a TAAG.

Entendo essa preocupação em voar com uma companhia que para nós é desconhecida e que há pouco tempo era proibida de voar pela Europa. Mas vou começar esse post com uma frase: fiquem tranquilos!

A TAAG se reposicionou, a gestão é feita pela Emirates e há aviões novos e modernos, como o 777-300. Ontem eu fiz o voo DT 745 Luanda – São Paulo nesse avião e quis contar para vocês como foi essa experiência.

Check-in

Muito tranquilo! Cheguei no aeroporto 4 de fevereiro e estava vazio (mas não é sempre que isso acontece). Fiz o check-in em menos de 10 minutos e, mesmo com a mala com 2kg a mais do que o permitido, me deixaram seguir sem problemas.
Passei na imigração, pelo controle de alfândega e fiquei esperando na sala de embarque.

Atenção: o limite de levar dinheiro em espécie para fora de Angola é de USD 5.000. Se você tiver mais que isso você fará uma “doação” involuntária!

Atenção 2: mesmo ao sair do país você precisa mostrar o seu certificado internacional de febre amarela. Isso não me foi pedido em outros países que precisavam do certificado (apenas ao entrar no país). Achei curioso.

Embarque

A sala de embarque era simples, assim como é o aeroporto. Sem luxos, mas funcional. O embarque foi relativamente rápido.

O aeroporto de Angola não tem fingers, então é necessário pegar o ônibus. Ao chegar na área do avião, foi feita mais uma revista, o que é pouco comum. Mas, em tempos atuais, melhor pecar pelo excesso de segurança.

A revista era bem improvisada, com um carro no meio da pista com a esteira para o raio-x. Mas foi jogo rápido.

como-e-voar-taag-review-angola-025

Cabine

Isso vai de acordo com o modelo da aeronave, não apenas com a companhia. Já fiz alguns trechos internos em Angola com a TAAG, voando tanto em alguns aviões mais antigos, como nesse mais novo. Sempre foi tranquilo.

Nesse caso o avião era um Boeing 777-300 novinho em folha, com 293 assentos, sendo 12 em primeira classe, 56 em executiva e 225 em econômica.

boeing-777-taag-avaliacao

A vantagem da classe econômica é que são nove poltronas por fileira no formato 3 x 3 x 3. No mesmo avião da Latam, por exemplo, são 10 por fileira, no formato 3 x 4 x 3 mais apertado.

As poltronas são dentro do padrão que conhecemos nas principais companhias (tenho 1,80 e vim bem), com um travesseiro e uma pequena manta – além de um fone de ouvido meia-boca, mas que quebra o galho (rsrsrsrs).

A classe executiva eu achei simples pelo o que a gente vê em outras companhias. Mas eu ainda não posso opinar muito sobre isso porque eu praticamente só voo de econômica. 🙂

Assim que fecharam as portas, as comissárias vieram com uns sprays de desinfetantes. É um procedimento padrão de saúde pública e está no regulamento de saúde internacional. Por Angola ser um dos países com casos de malária e febre amarela, eles fazem isso para impedir qualquer chance de infecção dentro do avião e também para impedir que os insetos vão para países onde as doenças não existem.

Entretenimento

 

O avião era novo, com telas individuais para entretenimento com filmes, séries, música e até porta USB para carregar celulares.

Achei de boa qualidade e ajuda a passar o tempo.

Algumas aeronaves já contam com Wi-fi, mas o serviço não estava disponível nesse voo para a classe econômica.

Serviço de Bordo

Uma hora depois da decolagem começaram a servir o almoço. A comida estava ótima! Salada, peixe com arroz e legumes e um vinhozinho pra relaxar. Tinha opção de carne e opção para vegetariano também. (Eu me considero uma pessoa sem frescura pra comer e pra dormir. Como praticamente de tudo e durmo em qualquer lugar).

Aproximadamente 5 horas depois, serviram o lanche. Um sanduíche com carne, suco e um bolinho. Ótimo também!

Comissários e equipe de solo

Eu pessoalmente gosto muito dos angolanos. Como a maioria dos africanos, eles são alegres e sorridentes, mesmo com tanta dificuldade que eles enfrentam. É uma galera muito gente boa! Mas as comissárias não eram muito simpáticas, apesar de que faziam bem o seu papel.

O inglês, inclusive do piloto, era meio fraco, mas não foi um problema por Angola e Brasil falarem a mesma língua.

taag-crew

Nesse quesito, o melhor serviço que já experimentei foi da Thai: excelência em educação, simpatia e profissionalismo. Imbatível!

Programa de Fidelidade

O programa de fidelidade da TAAG é o Umbi Umbi. Como os demais, ele permite acumular milhas sempre que viajar e trocar por bilhetes prêmio ou upgrades.

O acúmulo de milhas ocorre em função de quanto se gasta com a passagem.

O problema, para a maioria dos brasileiros, é que o programa da TAAG não possui parcerias com outras companhias, sendo ruim para quem vai voar com a empresa apenas uma ou duas vezes na vida. Isso deixa ele muito limitado.

 

Conclusão

O voo foi muito tranquilo, assim como das outras vezes que voei com a TAAG. Tiveram umas turbulências, mas nada demais.

A previsão era de sair 11h20 e saiu 11h50. Esse é um ponto negativo da TAAG: frequentemente atrasa. Algumas vezes mais, algumas vezes menos.

Como disse no início do post, entendo o receio de voar com uma companhia que não temos muitas informações. Na primeira vez que fui voar com a TAAG eu até tive um certo receio, mas logo vi que não precisava me preocupar. Os voos são ótimos e hoje eles estão se reposicionando, ficando cada vez mais profissionais.

Fiquem tranquilos e aproveitem as passagens porque a África é incrível (inclusive Angola!).

Nota final.

TAAG

Luanda - São Paulo

Voo DT 745

7,2
Embarque 8,5
Assento 7,5
Entretenimento 7,5
Amenidades 8,0
Equipe 7,0
Fidelidade 5,0