logo Melhores Destinos

Como é voar com a Taban Air, companhia aérea iraniana

Como é voar com a Taban Air, companhia aérea iraniana

IFN Isfahan
IKA Tehran
6290
Avião MD-88
Classe Economy
Poltrona 8B
Data 21/07/2018
Partida 7h05
Chegada 7h35
Duração 0h30
Por Thayana Alvarenga
28/05/2019 às 17:00

Hoje trazemos a avaliação de uma companhia bem diferente! A Taban Air é uma companhia aérea sediada no Complexo Ekbatan em Teerã, no Irã, com sua principal base operacional em Mashhad. Opera rotas internacionais, domésticas e charter como uma transportadora programada. Nosso leitor Thiago Mourthé fez um voo doméstico com a companhia durante sia viagem ao Irã e assina essa avaliação para o MD. Confira:

Como é voar com a companhia iraniana Taban Air

Por Thiago Mourthé

Olá, comunidade MD! Meu nome é Thiago Mourthé e acompanho o site desde a época do layout inicial – nem lembro o ano direito. O site hoje é visita diária (várias vezes ao dia haha) e só faz crescer a vontade de viajar. Atualmente tenho um blog de viagens em que tento fazer uns textos maiores, com bastante informação, dos locais pelos quais passo.

Em minha segunda viagem ao Irã, em julho de 2018, após percorrer as cidades de Teerã, Yazd, Shiraz e Isfahan, chegava a hora de retornar à Teerã para o meu voo para Bucareste, de onde continuaria. Final de viagem, cansaço batendo e o trajeto de Isfahan a Teerã que poderia ser facilmente feito nos confortáveis ônibus iranianos, deu lugar a um voo que, apesar de mais caro, seria muito mais conveniente.

Devido aos embargos sofridos pelo Irã, usar o cartão de crédito para efetuar a compra só seria uma opção usando sites como o Skyscanner. Entretanto esses sites apresentam menos voos, com poucas aéreas e a preços bem maiores dos que os praticados no mercado iraniano. Então a opção seria ir a uma agência de viagens ou pedir a algum iraniano para ajudar na compra. Como tenho amigos por lá, pedi a um deles que usasse um site iraniano e fizesse a compra.

Logo achamos um voo da Mahan Air, companhia estatal que eu já tinha usado em 2017, porém o horário era muito ruim. A melhor opção na parte da manhã seria o voo da desconhecida Taban Air. Um outro amigo iraniano já havia voado com a companhia e sua única observação foi que ela costumava cancelar muitos voos. Resolvi pagar pra ver, já que tinha bastante tempo livre em Teerã antes do próximo voo. O preço apresentado em Rials equivalia a 50 dólares americanos na taxa de câmbio oficial, mas caía pra 30 dólares no mercado paralelo – e como havia trocado dinheiro a uma boa cotação, o voo acabou saindo muito barato, ainda mais considerando que comprei 2 dias antes da viagem. Isso com lanche incluído e franquia de 20 kg (padrão no Irã).

Check-in

Mesmo sendo um voo nacional de curtíssima duração, decidi chegar ao aeroporto com duas horas de antecedência. No caminho comecei a buscar informações do voo no site do aeroporto e, para meu desespero, o voo não aparecia! Nem rastro… Decidi chegar e conferir, porque aparentemente a versão em inglês do site era um pouco defasada.

Ao chegar ao aeroporto, de tamanho médio e com poucas opções de consumo (na verdade às 5h da manhã nada estava aberto), uma primeira checagem de segurança logo na entrada e, pro meu alívio, a informação do voo previsto no painel interno. (Era só um erro do site do aeroporto, por isso não considerei na nota).

Uma hora antes do embarque os balcões de check-in abriram e rapidamente fui atendido. Sem dificuldades pude ir à sala de embarque. Só pra complementar: check-in online não era uma opção.

Cabine

A aeronave MD-88 com capacidade para 172 passageiros era bem conservada e as poltronas de couro eram razoavelmente confortáveis. O espaço para as pernas, contudo, é bem pequeno. Eu, com apenas 1,72m, quase encostei os joelhos no assento da frente.

O assento reclina pouco, mas o suficiente para não ficar completamente na vertical. Com relação ao espaço para as bagagens, era maior do que se podia esperar e acomodou minha mochila cheia com facilidade.

Entretenimento

Nada de telas ou fones de ouvido. A única opção era um jornal distribuído – completamente escrito em farsi (ou persa), e o cartão de segurança da aeronave (hahaha). Conclusão, dei nota 4 pela iniciativa de distribuir jornal aos passageiros.

Serviço de Bordo

Aqui a nota 10 fica por conta do comparativo com a maioria das companhias aéreas atuais, em classe econômica. Onde mais você teria um café da manhã completo, gratuito, com direito a suco, nozes, tâmaras, queijo, geleia, pão e chocolate num voo de 30 minutos? Deus salve o Irã!

Comissários e equipe de solo

Todos simpáticos e, mesmo os que não dominam o inglês, prontos pra ajudar e tirar dúvidas. Não tenho do que reclamar.

Programa de Fidelidade

Não consegui achar nenhuma informação sobre algum programa de fidelidade da Taban Air.

Conclusão

Com exceção do entretenimento inexistente e do aperto relativo no assento, a Taban Air se mostrou uma ótima companhia, em especial para voos curtos, com bons preços e excelente serviço de bordo.

Agradecemos ao Thiago pela ótima avaliação dessa companhia que certamente era uma ilustre desconhecida para a maioria dos leitores. Quer mandar sua avaliação para o Melhores Destinos? Entre em contato pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br!

Nota final

Taban Air

Isfahan - Tehran

Voo 6290

8,2
Embarque 10
Assento 7
Entretenimento 4
Amenidades 10
Equipe 10
Fidelidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *