logo Melhores Destinos

Como é voar com a VoePass, antiga Passaredo, de Curitiba para Guarulhos via Ribeirão Preto

Como é voar com a VoePass, antiga Passaredo, de Curitiba para Guarulhos via Ribeirão Preto

CWB Curitiba
GRU Guarulhos
2269
Avião ATR 72-500
Classe Econômica
Poltrona 14D
Data 02/09/2019
Partida 15h00
Chegada 18h00
Duração 3 horas
Sandro Kurovski Por
19/09/2019 às 17:36

A Passaredo Linhas Aéreas (atual VoePass), empresa aérea com sede em Ribeirão Preto (SP), voa atualmente com uma frota composta por aeronaves de modelo ATR 72-500. Seus destinos são: Araçatuba, Araguaína, Barreiras, Bauru, Brasília, Curitiba, Dourados, Goiânia, Guarulhos, Macaé, Marília, Palmas, Petrolina, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo, Uberaba, Uberlândia, e Vitória da Conquista. Nosso editor Alexandro (Sandro) Kurovski voou recentemente com a companhia de Curitiba para Guarulhos, com escala em Ribeirão Preto, e relatou tudo a seguir!

 

Por atender poucos destinos regionais, a Passaredo Linhas Aéreas, que recentemente mudou seu nome para VoePass, não é exatamente popular entre os viajantes brasileiros, mas chamou a atenção após “herdar” (digamos assim) parte dos slots da Avianca Brasil para operação em Congonhas e logo depois anunciar a compra da MAP. Para matar a curiosidade, e saber como é o serviço oferecido pela companhia atualmente, embarcamos no voo 2Z 2269 de Curitiba para Guarulhos, com escala em Ribeirão Preto.

Compra das passagens

Nunca tinha voado com a Passaredo antes, mas em junho de 2019 ela voltou a operar um voo diário ligando Curitiba a Guarulhos, com uma escala em Ribeirão Preto e então resolvi aproveitar para finalmente conhecer a companhia.

Fiz a compra da passagem direto pelo site da companhia e escolhi a tarifa Light, que não inclui bagagem despachada. A marcação de assentos não teve custo adicional e como o voo teria escala em Ribeirão Preto alguns assentos já vinham marcados em vermelho, indicando que caso eu escolhesse algum deles teria que escolher um assento diferente para a segunda parte do voo. Optei pelo 14D, na janela.

A companhia tem parceria com a Gol e a Latam para venda de passagens e compartilhamento de voos. Então pode acontecer de você comprar uma passagem com elas e algum dos trechos ser operado pela Passaredo. Também é possível emitir passagens com milhas pelo Smiles, mas não achei vantajoso.

Check-in

No dia da viagem cheguei ao aeroporto Afonso Pena uma hora e quinze minutos antes do horário previsto para a partida. Embora eu não tivesse bagagem para despachar e pudesse fazer o check-in online pelo site, deixei para fazer no balcão de propósito, justamente para ter mais contato com os funcionários e testar o atendimento. Como só há um voo diário da Passaredo saindo de Curitiba e o ATR comporta no máximo 70 passageiros, não havia filas e o atendimento foi bem rápido e tranquilo. Em menos de cinco minutos já estava com o bilhete em mãos.

Os balcões da Passaredo nesse aeroporto são os de número 36 e 37, próximo ao check-in da Azul. Eles abrem duas horas antes do voo e fecham meia hora antes da partida.

Embarque

O embarque foi no portão J, que fica em uma área exclusiva para embarques remotos. Consegui achar fácil seguindo a sinalização do aeroporto.

Havia muitos lugares vagos para sentar enquanto aguardava o embarque, mas os lugares próximos às tomadas estavam todos ocupados. Como a Passaredo não oferece tomadas nos aviões, nem entretenimento de bordo, vale a pena carregar o smartphone ou tablet antes do voo, ou levar seu carregador portátil.

O embarque começou no horário previsto, às 14:20, e foi bastante tranquilo. Primeiro foram chamadas as prioridades por lei. Quem faz o check-in online também tem prioridade, mas quando o embarque é remoto não faz tanta diferença entrar antes no ônibus, porque você acaba sendo um dos últimos a entrar no avião depois, mas enfim.

O embarque no ATR é sempre pela parte traseira, então eu prefiro escolher assentos mais ao fundo da aeronave. A última vez que havia voado num ATR foi em 2011, de Campinas para Curitiba, na época da Trip. Estava com saudade!

Cabine

A configuração das poltronas é 2-2 e o espaço para as pernas não é ruim para um avião desse porte. Não fica atrás do que é oferecido pelas companhias maiores.

O avião usado pela Passaredo nesse trecho tem 11 anos de uso, foi da Trip até 2013, depois passou para a Azul e está na companhia desde 2015.

Achei a cabine mal conservada, os assentos estavam desgastados e sujos; minha mesinha tinha partes quebradas e o vidro da janela já não é mais tão transparente… O avião parece até mais velho do que realmente é, uma pena.

A partida ocorreu às 14:50, 10 minutos antes do previsto, e a decolagem foi às 14:57. A duração prevista para o primeiro trecho até Ribeirão Preto era de uma hora e meia.

Serviço de bordo

Vinte minutos após a decolagem foi iniciado o serviço de bordo. Foram oferecidos amendoim salgado, água, refrigerante citrus e cerveja Crystal. Eu não bebo cerveja, mas resolvi pegar uma para experimentar. Não entendo nada da bebida, então vou me limitar a dizer que estava bem gelada.

Entretenimento a bordo

Com o céu nublado e o vidro que não ajudava muito na hora de apreciar a vista, o entretenimento ficou mesmo por conta da revista de bordo.

Escala em Ribeirão Preto

Pousamos em Ribeirão Preto às 16:16 e o desembarque começou às 16:20. A base de operações da companhia é nesse aeroporto, onde se concentram as conexões. Todos os passageiros desembarcaram e eu fui o único a permanecer no avião para seguir para Guarulhos. Pouca gente faz essa escala e por um motivo lógico: É mais barato e rápido ir de Curitiba direto para São Paulo com a Azul, Gol ou Latam. Mas se você precisar de uma passagem de última hora, com menos de 20 dias de antecedência, a Passaredo pode ser uma boa alternativa, já que os preços dela variam menos que o das concorrentes.

A parada em Ribeirão Preto foi de meia hora. Aproveitei para ir ao banheiro enquanto o pessoal fazia a limpeza da aeronave e aguardava o embarque dos passageiros para o segundo trecho. O ATR tem só um banheiro na parte de trás e ele é mais apertado que dos aviões maiores, como já era de se esperar.

Enquanto eu estava no banheiro quase desembarcaram minha mochila que estava embaixo do assento. Acharam que alguém havia esquecido. Consegui interceptá-la na porta da aeronave por muito pouco! Ufa!

Na parada também houve troca de tripulantes e pude conversar um pouco com as comissárias. Aliás, achei os funcionários com os quais tive contato muito atenciosos e simpáticos.

O novo embarque foi iniciado às 16:30h. Às 16h48 já estávamos taxiando novamente, mas aí retornamos para a posição porque algumas malas ficaram para trás! Culpa da empresa terceirizada do aeroporto. Às 16h56 foi iniciado novo pushback (agora vai!) e a decolagem aconteceu às 17h03. A duração prevista para esse segundo trecho era de uma hora.

Serviço de bordo – parte 2

Houve novo serviço de bordo com as mesmas opções de bebidas. A diferença foi que além do amendoim salgado foi oferecido um pacote de batata frita! Dessa vez dispensei a cerveja e preferi pedir água.

ATR da Passaredo VoePass

O turbo-hélice voa mais baixo que os jatos e por isso fica mais sujeito à turbulências, mas os dois trechos foram bastante tranquilos nesse sentido. Esse avião também é mais lento, chega no máximo aos 500k/h enquanto um jato atinge os 900km/h. A vantagem é que o ATR consegue operar em pistas mais curtas e acaba sendo uma opção mais adequada para atender aeroportos menores.

Programa de fidelidade

A companhia não tem programa de fidelidade, mas como já comentei dá para emitir passagens pelo Smiles. Infelizmente não é possível pontuar os voos da Passaredo no programa da Gol ☹.

Pouso e desembarque

O comandante se desculpou pelo atraso devido às “malas esquecidas”, e disse que ia compensar o tempo usando velocidade máxima. O que de fato ocorreu.

O pouso no aeroporto de Guarulhos foi às 17:49, e o desembarque iniciou às 17:58, 2 minutos antes do previsto.

O desembarque foi no terminal 2 de Guarulhos, pra onde as operações da companhia foram no início de setembro (o voo foi realizado no primeiro dia da mudança). Muito mais prático do que o terminal 1, principalmente para quem precisa fazer conexão com a Gol ou Latam. Achei essa mudança positiva.

Conclusão

No geral foi um voo tranquilo e pontual. O que mais decepcionou foi a conservação da cabine, espero que a Passaredo possa dar mais atenção a esse quesito.


Agradecemos ao Alexandro pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final.

Passaredo

Curitiba - Guarulhos

Voo 2269

6,8
Embarque 9
Assento 5
Entretenimento 4
Amenidades 7
Equipe 9
Fidelidade -