Como é voar na classe econômica da Air France

Como é voar na classe econômica da Air France

CDG Paris
GRU São Paulo
AF 454
Avião Boeing 777-300
Classe Econômica
Poltrona
Data 25/04/2017
Partida 23:54
Chegada 06:07
Duração
Por
7 · jul · 2017

A Air France é a principal companhia aérea francesa e uma das maiores da Europa. Juntamente com a KLM, as companhias formam um dos maiores grupos de aviação do mundo. Fundada em 1933, ela tem frota de 228 aeronaves e voa para 168 destinos em 93 países. No Brasil, atualmente, possui voos diários ligando São Paulo e o Rio de Janeiro à Europa, bem como um acordo comercial com a GOL, que conecta os principais aeroportos brasileiros com os voos da Air France. Nosso leitor Jackson Alves voou saindo de Paris pela companhia. Confira a avaliação que ele fez para o Melhores Destinos:

Esse review é sobre a minha volta para o Brasil que foi realizada com a Air France. Na ida fui pela KLM (avaliação que publicaremos na semana que vem). Meu destino final era Berlim e para voltar também foi o mesmo, com um pequeno detalhe: como queria conhecer Paris, fiz uma conexão de 15h30 na cidade. Saí de Berlim às 06h50 e cheguei em Paris por volta das 08h com voo de volta para o Brasil às 23h30. Tempo suficiente para conhecer os pontos principais da capital francesa.

Check-in

O check-in é aberto 30h antes do voo e pode ser feito tanto pelo aplicativo da Air France ou da KLM ou sem o aplicativo direto no celular. Fiz pelo celular, é rápido e em poucos minutos você escolhe os lugares e se tem alguma preferência para alimentação (alimentos sem glúten, para diabéticos, vegetarianos, religiosos, etc). Como a minha primeira parte da volta para o Brasil foi em Berlim, no aeroporto de Tegel (TXL), despachei as minhas bagagens e já me deram o cartão de embarque contendo os 3 voos que eu iria fazer, tendo como destino final Florianópolis. No check-in a moça confirmou que eu iria pegar as bagagens somente em Guarulhos.

No aeroporto Charles De Gaulle (CDG) em Paris, cheguei por volta de 02h30 antes do horário da partida. Tinha poucas pessoas para realizar o check-in e no painel informava que um voo para o Rio de Janeiro sairia no mesmo horário. Mesmo já tendo a passagem em mãos fui confirmar com um senhor da Air France se tudo estava “ok”. Confirmado que estava tudo certo, segui para a sala de embarque.

Depois de passar pela imigração peguei um “trem” que levava até uma outra área do aeroporto onde estava localizado o portão do meu voo (aeroporto gigantesco). O trem é moderno e tinha as letras L, M e N. Como o meu portão era o L22, desci na “estação L” junto com outros passageiros.

Antes de embarcar há vídeo-games para quem quiser passar o tempo.

A primeira chamada para embarque foi às 22h34, para os que tinham prioridades e quem estavam na 1ª classe (La Première) ou executiva. Quatro minutos depois a fila já estava grande. Às 22h44 os primeiros passageiros começaram a entrar no avião eu segui esperando até a fila diminuir.

Ao esperar o embarque encontrei de novo o A380 só que desta vez era da Air France.

Cabine

A aeronave estava limpa e na poltrona tinha um travesseiro, uma manta higienizada e um kit fechado que continha um fone de ouvido, um tapa olho para dormir e um lenço higiênico para as mãos. Gostei do kit, apesar de ser classe econômica esperava ganhar somente o fone de ouvido. O espaço era bom, não ouvi ninguém reclamando que as poltronas eram apertadas.

Nas vezes que fui ao banheiro sempre estavam limpos e organizados.

A configuração era 3x4x3 e no final da aeronave era 2x4x2.

Entretenimento

A TV de cada assento era On Demand, em que você pode escolher o que quer fazer. Tinha inúmeras opções de filmes, músicas, séries, programas de notícias, esportes, jogos e etc. O touch da tv era muito bom e o acendimento da luz do teto era feito por ele. Um ponto legal de se falar que a demonstração de segurança era um vídeo bem bacana.

Assim como na KLM, tinha um “chat” para poder conversar com outros passageiros.

Serviço de Bordo

Doze minutos após a decolagem um comissário passou oferecendo o cardápio. Outro ponto legal que gostei, porque nele contém o tudo o que será servido durante o voo. Do jantar e do café da manhã, além de todas as bebidas que estavam disponíveis a bordo.

Lembrando que no site da Air France você pode escolher uma refeição especial (alimentos sem glúten, diabéticos, vegetarianos, religião).

Quase 40min depois da decolagem começaram a servir o jantar. Primeiro foram servidos os que tinham pedido refeições especiais. As opções do jantar eram pasta ou frango com curry.

O jantar foi servido com rapidez, infelizmente ocorreu uma pequena turbulência que fez com que o meu jantar e de alguns passageiros atrasarem. Por conta disso o pão que foi servido estava gelado. Na chegada do jantar (estava na fileira 49) já era possível escutar os comissários informando que só tinha frango disponível. Para mim não foi problema pois o frango seria a minha opção. A comida estava quente e boa. Tinha uma boa oferta de bebidas e uma em especial que praticamente todos pediram foi o Champagne. Isso mesmo, serviram Champagne na classe econômica – e sem miséria!

Logo depois de servir o jantar, passaram oferecendo mais bebidas (licor, chá, café, conhaque) para ajudar na digestão.

Durante a madrugada no fundo do avião ficam bebidas e uma caixa contendo, chocolate, barra de cereal, bolacha de sal e pretzels.

Faltando cerca de 1h para o pouso foi servido o café da manhã. Novamente os primeiros a serem servidos foram os que tinham pedido refeição especial.

O café da manhã era composto por ovos mexidos, espinafre em molho de queijo cremoso, pão (novamente gelado), compota de maçã, geleia de morango, porção de manteiga, queijo coalhado e bebidas diversas. A refeição estava muito boa.

Comissários e equipe de solo

A equipe foi cordial e demonstrou que estava disposta a ajudar. Foram simpáticos e pacientes com as diversas dúvidas dos passageiros.

 

Programa de Fidelidade

A Air France, juntamente com a KLM utilizam o Flying Blue como programa de fidelidade. A empresa tem parcerias com diversas companhias aéreas e aqui no Brasil a GOL é uma delas. Antes de viajar fiz o cadastro para começar a acumular minhas primeiras milhas.

O voo entre São Paulo e Paris permite acumular até 5.829 milhas por trecho ou 11.658 ida e volta.

A empresa também faz parte da aliança global Skyteam, onde oferece benefícios e parcerias em conjunto com empresas como KLM, Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Alitalia, Delta, Korean, entre outras. Quem tiver status Elite ou Elite Plus em alguma das empresas da Skyteam, pode desfrutar de vários serviços adicionais ao voar Air France, como check-in e embarque prioritários, franquia adicional de bagagem, assentos preferenciais e acesso às salas VIP (apenas Elite Plus).

Conclusão

Agradecemos ao Jackson pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça o roteiro pra gente, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final

Air France

Paris - São Paulo

Voo AF 454

9,5
Embarque 9,5
Assento 10
Entretenimento 10
Amenidades 10
Equipe 9,0
Fidelidade 8,5