Como é voar com a Sky Airlines entre Santiago e Calama, no Chile
Como é voar com a Sky Airlines entre Santiago e Calama, no Chile
Em viagem ao Chile, o leitor Fernando Brandão voou com a low cost Sky Airlines (a segunda maior companhia chilena), no trecho entre Santiago e Calama, cidade que dá acesso ao Deserto do Atacama. Neste relato, ele conta suas impressões sobre o serviço da companhia. Confira!
Ao elaborar o roteiro para a viagem que realizei em janeiro de 2018 aos altiplanos Chileno e Boliviano (Deserto do Atacama e Salar de Uyuni), busquei uma rota que me levasse inicialmente ao ponto mais distante (Santiago) e que viesse a cada etapa se aproximando mais do Brasil, até o vôo de volta por Santa Cruz de La Sierra. Para realizar o trajeto entre Santiago e Calama, aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama, fiz uma avaliação entre a Latam e a Sky Airlines e optei por esta última, uma vez que o valor da passagem era bem mais baixo e também após ler alguns comentários positivos sobre a mesma.
Dados do voo:
Voo: SKY H2134
Rota: Santiago x Calama
Horário de embarque: 16h40
Horário de decolagem: 17h10
Horário pouso: 19h15
A compra foi feita diretamente no site da empresa que é muito intuitivo e moderno. Os vôos disponíveis e as classes tarifárias estão bem listados na tela e, após a sua seleção, é mostrado o valor final, acrescido das taxas. Como é uma companhia “Low Cost” na etapa seguinte você pode selecionar todos os itens opcionais, tais como bagagem despachada, marcação de assento, entre outros. O pagamento foi feito sem problema com cartão de crédito emitido no Brasil e habilitado para uso no exterior.
Check-in
Cheguei ao aeroporto com alguma antecedência, mas já havia uma pequena fila no check-in. Há 13 guichês de atendimento da Sky no aeroporto de Santiago, mas apenas 5 deles tinham atendentes atuando. Há fila para atendimento preferencial. O check-in pode ser feito online ou nos guichês do aeroporto, que foi a minha opção. Em apenas 20 minutos eu estava com o cartão de embarque em mãos e a mala despachada.
Cabine
O vôo foi realizado em uma aeronave moderna, um Airbus A320, equipado com poltronas revestidas em couro com apoios móveis para cabeça com logotipo também em couro. Os bagageiros eram grandes e havia bom espaço para as pernas (tenho 1,82 m de altura) em função do uso de poltronas de nova geração onde o bolsão foi movido para cima, gerando um ganho de pelo menos 5 cm.
Entretenimento
Não havia nenhum sistema de entretenimento, apenas uma revista de bordo.
Serviço de Bordo
O serviço de bordo vende bebidas, snacks e sanduíches, a exemplo da Gol aqui no Brasil. Não há nenhum item servido sem custo, nem água.
Comissários e equipe de solo
Não tive muita interação com a equipe da Sky Airlines, apenas durante o check-in no balcão do aeroporto de Santiago, onde fui muito bem atendido.
A viagem transcorreu toda dentro da normalidade, o push back iniciou 5 min antes do previsto e a chegada a Calama foi antecipada em 10 min. A mala despachada foi devolvida sem nenhum tipo de avaria.
Programa de Fidelidade
A Sky Airlines tem um programa de fidelidade em parceria com o Banco do Chile: o Travel Sky. A partir do uso dos cartões de crédito do Banco do Chile, é possível acumular pontos chamados Dólares-Premio, que podem ser trocados por passagens aéreas e serviços complementares, como marcação de assento, por exemplo.
Conclusão
Concluindo, avalio que a pontualidade e a qualidade da aeronave sejam os pontos fortes da Sky Airlines. Por outro lado, penso que o serviço de bordo poderia oferecer ao menos água – no entanto, nada é oferecido. Ainda assim, certamente viajaria de novo com a companhia.
Agradecemos ao Fernando Brandão pelo relato! Também quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br
Nota final.
Sky Airlines
Santiago - CalamaVoo H2134