Como é voar com na classe econômica da Alitalia do Rio de Janeiro para Roma
Como é voar com na classe econômica da Alitalia do Rio de Janeiro para Roma
O leitor Felipe Melo realizou um mochilão pela Europa na metade deste ano e, para chegar lá, viajou em um voo da Alitalia entre o Rio de Janeiro e Roma. Neste relato, ele conta como foram os voos de ida e de volta com a companhia italiana. Confira!
Como é voar com a Alitalia saindo do Rio
Todo mundo sabe que a Alitalia não anda muito bem das pernas – ou das asas. A empresa, que entrou em processo de recuperação judicial há algum tempo, hoje está sob a “administração extraordinária” do governo italiano, que está investindo alguns milhões de euros para manter a aérea operando até que surja um comprador.
A Alitalia possui voos diretos e diários para Roma, saindo do Rio de Janeiro e de São Paulo. Apesar da incerteza em relação ao futuro da companhia, arrisquei comprar passagens para um mochilão na Europa com seis meses de antecedência – ainda que reconhecendo a possibilidade de a empresa parar de voar. Nesta avaliação, vou contar como foram meus voos de ida e de volta.
Dados do voo:
IDA 13/06/2018
Rio de Janeiro (GIG) x Roma (FCO) – Voo AZ 673
Horário de Embarque: 13h55
Horário da Decolagem: 14h55
Horário do Pouso: 06h50 (+1)
Aeronave: Boeing 777-2 (EI-ISB)
VOLTA 28/06/2018
Roma (FCO) x São Paulo (GRU) – Voo AZ 674
Horário de Embarque: 10h
Horário da Decolagem: 11h13
Horário do Pouso: 16h51
Aeronave: Boeing 777-2 (EI-DBM)
COMPRA
Final do ano passado a Alitalia apareceu com uma super oferta, porém eu não estava conseguindo comprar pelo site da companhia, nem por outros sites na internet. Entrei em contato com um colega que é agente de viagens e ele conseguiu emitir os bilhetes. Minha origem era Curitiba e meu destino final era Amsterdã – todos os trechos saíram por R$ 2.098,00 com taxas.
Check-in
IDA
Despachei a bagagem em Curitiba e só pegaria em Amsterdã. Check-in rápido, bilhetes de todos os trechos em mãos, embarquei para o Rio de Janeiro. Logo após desembarcar no Rio, indo em direção ao setor de imigração, tinha um guichê da Alitalia, onde conferiram meu passaporte e trocaram os bilhetes que haviam sido emitidos em Curitiba por novos bilhetes, no tradicional papel cartão da Alitalia. A passagem pela imigração foi bem rápida e em menos de 20 minutos eu já estava no meu portão de embarque.
VOLTA
A Alitalia não possui balcão próprio no aeroporto de Amsterdã. Todo o procedimento foi feito pela equipe da KLM. Quando chegamos em Roma, fomos informados logo após o desembarque que o voo para o Brasil que sairia às 22 horas havia sido cancelado e alterado para as 9 horas do dia seguinte. Um guichê da própria companhia foi recebendo os passageiros e emitindo um voucher para o hotel. Fomos com um ônibus da companhia até o hotel, onde nos foi servido jantar e café da manhã. A equipe de solo foi muito solícita e atendeu todo mundo com rapidez e cordialidade.
No dia seguinte, o ônibus já estava cedo na porta do hotel, levando passageiros para o aeroporto. O voo estava previsto para as 9 horas, porém embarque só foi efetivado às 10, sendo que decolamos pouco depois das 11 horas. A empresa não deu explicação do motivo do atraso e do cancelamento.
Cabine
IDA
No voo de ida entre Rio x Roma, o avião era bem antigo, os assentos estavam distribuídos em fileiras de 3x4x3. Achei o espaço entre as poltronas apertado e os desgate da aeronave era bem aparente. Foi um voo bem desconfortável para mim (tenho 1,80m). Durante o embarque as comissárias foram simpáticas e tinha um agradável trilha sonora de fundo. Avião estava bem limpo.
VOLTA
No trecho Roma x São Paulo, o voo foi operado com uma aeronave de mesmo modelo, porém bem mais nova. A diferença era bem grande: poltronas novas, mais espaço e um sistema de entretenimento mais moderno. Foi um voo bem agradável. Assim como no voo da ida, o avião estava limpo e bem conservado.
Entretenimento
No trecho de ida, por ser um avião mais velho, o sistema de entretenimento individual era arcaico. Havia uma TV individual em cada poltrona, porém ela era minúscula e com qualidade de imagem horrível. Os comandos eram por controle remoto. A seleção de filmes e séries, no entanto, é atual e bem diversificada.
No trecho de volta a aeronave tinha um sistema de entretenimento de última geração. Telas touch, grandes e com uma vasta programação de filmes, séries, notícias atualizadas, games, mapa de voo e muito mais.
Em ambos os trechos os comissários ofereciam fone de ouvido, simples e de baixa qualidade. Também ficava nas poltronas um kit com cobertor e travesseiro. No voo de volta também tinha wi-fi a bordo. Comprei um pacote de US$ 4 e usei Whatsapp por boa parte da viagem.
Serviço de Bordo
Confesso que tinha receio das refeições, visto que a empresa não está tão bem assim. Porém me surpreendeu. Em ambos os trechos foram efetuados quatro serviços de bordo.
Uma hora após a decolagem passaram servindo biscoitos doce ou salgado e bebidas. Mais tarde foi servido a refeição principal com dois tipos de pratos quentes. Na ida, era frango com legumes e arroz ou lasanha de brócolis. Na volta, carne com batatas ou massa à bolognesa. Todos os pratos eram acompanhados de salada, pão, manteiga, sobremesa doce e frutas picadinhas. Após a refeição foi servido café ou chá.
Umas duas horas depois passaram servindo sanduíche de queijo e peito de peru e bebidas. Antes do pouso foi servido outro lanche, composto de pão, queijos, peito de peru, brioche, salada de frutas, iogurte, geleia de fruta e manteiga, mais bebidas. As opções de bebidas em todas as refeições eram água, refrigerante, cerveja, vinho, café e suco.
Durante todo o voo, ficava disponível no fundo do avião água, refrigerante, suco e biscoitos. Todas as refeições estavam bem saborosas. Me surpreenderam.
Comissários e equipe de solo
Toda a equipe que nos atendeu, tanto em solo quanto no avião, foi educada e solícita – ainda que os comissários fossem mais sérios, de poucos sorrisos.
Quero destacar o excepcional atendimento da funcionária Paula, no aeroporto de Guarulhos. Como o voo havia sido cancelado em Roma, perdi a conexão original para Curitiba e estava com dificuldades para conseguir embarcar em outro voo. Porém ela foi o tempo todo solícita, tentou resolver da melhor maneira possível. Inclusive ofereceu hospedagem em São Paulo. Por sorte conseguimos um voo mais tarde e ela ainda nos deu um voucher para usar em qualquer restaurante do aeroporto.
Programa de Fidelidade
(ITEM AVALIADO PELO MELHORES DESTINOS)
O programa de fidelidade da Alitalia é o MilleMiglia. O programa não é muito bom se comparado com outros, e não tem grande utilidade para os que não viajam com frequência com a empresa. Mas a Alitalia é parceira do Smiles, além de membro da Skyteam, o que nos permite acumular milhas nos programas da GOL, bem como da Delta, Air France, KLM, Aeroméxico, Aerolíneas Argentinas, entre outros.
Se for pontuar voos da Alitalia no Smiles, verifique a tabela de acúmulo. Os voos de classe executiva acumulam 100% das milhas voadas mais 50% de bônus de cabine.
Conclusão
Tirando o cancelamento do voo para o Brasil, que foi remarcado para o dia seguinte, tudo ocorreu tranquilamente e a Alitalia me surpreendeu positivamente. Foi minha primeira vez viajando com a companhia e voltaria a voar novamente, caso apareçam passagens com bons preços.
Agradecemos ao Felipe pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br
Nota final.
Alitalia
Rio de Janeiro - RomaVoo AZ 673