logo Melhores Destinos

Governo sobe IOF para compra de dólar em espécie para 1,1%. A medida vale a partir de amanhã!

Leonardo Cassol
02/05/2016 às 12:01

Governo sobe IOF para compra de dólar em espécie para 1,1%. A medida vale a partir de amanhã!

Má notícia para os viajantes! O governo federal elevou de 0,38% para 1,1% a alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado na aquisição de moeda estrangeira. A partir de amanhã, quem comprar dólar, euro ou outras moedas estrangeiras em espécie nos bancos ou casas de câmbio terá que pagar mais imposto A medida foi tomada por meio de um decreto presidencial publicado hoje no Diário Oficial da União. Segundo o Ministério da Fazenda, a expectativa de aumento anual da arrecadação com a medida é de R$ 2,37 bilhões.

Como dissemos, é mais um gasto para os viajantes, que tinham, até então, a compra de moeda estrangeira em espécie como a opção com menor imposto.

dolar

Claro que não é o fim dos tempos, pois a nova alíquota é de 1,1%. Ainda assim, isso representa quase 3 vezes mais imposto do que se pagava até aqui.

De acordo com o site G1, o aumento do IOF para compra de dólar em espécie acontece em um momento de forte queda de gastos de brasileiros no exterior – consequência da recessão na economia brasileira, que eleva o desemprego e diminui a renda dos trabalhadores – e também da alta do dólar, que encarece esses gastos lá fora.

Alguém pensando em comprar dólar hoje para escapar dessa “novidade”?

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção